A ação fez parte da 13ª Etapa da operação “Arara kuara” realizada, na última semana, pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em parceria com Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de combater crimes ambientais nos municípios de Jeremoabo, Canudos, Cícero Dantas e Euclides da Cunha.
Durante a fiscalização, os técnicos do Instituto, juntamente com agentes policiais, realizaram uma busca em áreas urbanas e rurais, concentrando-se nos locais onde a Arara Azul de Lear (Anodorhynchus leari), espécie endêmica da região, é encontrada. A equipe identificou a criação ilegal de animais silvestres e resgatou as espécies papa-capim, sofrê, cardeal-do-nordeste, rolinha picuí, azulão, papagaios, jabuti, cutia e preá.
Também foram encontrados três animais abatidos e congelados, apreendidas armas de fogo, munição e o desmonte de dois acampamentos de caçadores. Os autuados foram encaminhados, pelos agentes da PRF, à autoridade policial da Delegacia de Polícia Civil de Jeremoabo.
Os animais resgatados foram encaminhados para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema, onde será avaliado o estado de saúde e, estando aptos, serão reintroduzidos à natureza. A caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres, configuram crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/98 (Crimes Ambientais).
Presenciou algum crime ambiental? Denuncie! Basta acionar o Disque Denúncia do Inema, através do número: 0800 071 1400 ou e-mail denuncia@inema.ba.gov.br. Sua identidade será preservada e, em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.
Participaram da operação, os servidores Ricardo Chaves, Josemário Matos, Daniel de Brito e o Médico Veterinário, Marcos Leônidas, lotados na sede do Inema em Salvador e na Unidade Regional Sertão do São Francisco, em Juazeiro.
Ascom: Inema
Foto:divulgação/Inema