“Através da iluminação cênica de monumentos da capital, a Diretoria de Iluminação se orgulha de fazer parte de movimentos de conscientização que alertam a população sobre a necessidade de se prevenir contra doenças como câncer de cabeça e pescoço. O tumor tem fatores de risco, e o entendimento das pessoas é determinante para um diagnóstico precoce e um tratamento efetivo. Iluminar pontos da cidade com a cor verde é uma maneira de fortalecer esta causa”, ressalta o diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães.
Sobre a doença – O câncer de cabeça e pescoço é uma doença que requer atenção, apresentando sintomas como caroços e feridas que não cicatrizam rapidamente. Esses tumores afetam áreas como boca, língua, gengivas, bochechas, tireóide, faringe e podem causar dores intensas na garganta.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de países com maior incidência de câncer de cabeça e pescoço, tanto em homens quanto em mulheres, resultando em cerca de 10 mil mortes anualmente.
Secom: PMS
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom