Gestão de micro e pequenas empresas é discutida durante Seminário de Negócios Expotech

Gestão de micro e pequenas empresas foi o tema apresentado pelo Sebrae Bahia no Painel 2 do Seminário de Negócios Expotech, realizado na tarde de quarta-feira (26) no Senai/Cimatec, em Piatã, Salvador. O encontro encerrou a Semana Expotec, iniciada na segunda-feira (24), e foi direcionado à indústria dos segmentos de saneantes, cosméticos e tintas.

O primeiro a palestrar foi o gestor de Territórios do Sebrae, Fabrício Barreto, que falou sobre “Como aumentar as vendas e os lucros”. “Muitas empresas têm observado que o público mudou e, em função disso, observamos que há a necessidade de mudança. Para tanto, é fundamental que o empresário avalie todos os aspectos relacionados à gestão dos negócios, dimensione os resultados e aplique as estratégias”, explicou.

Fabrício enumerou soluções voltadas às consultorias que são disponibilizadas pelo Sebrae, falou da importância do estímulo à adoção de estratégias saneadoras das dores dos empreendedores e também mostrou os passos a serem seguidos para que o controle das ações adotadas seja efetivado.

O gestor destacou que, atualmente, um dos principais pontos de entrave para o desenvolvimento das empresas é que os empreendedores não têm conseguido acompanhar seus indicadores. “As empresas buscam aumento de faturamento, focam apenas nas estratégias de marketing, mas, muitas vezes, a solução está dentro do negócio”, avaliou. Para ele, é importante visar não apenas ao aumento do faturamento, mas também à lucratividade e à rentabilidade do negócio.

A gestora de Territórios do Sebrae, Ana Bárbara, discorreu sobre “Marketing Digital e Controle de Custos”. Inicialmente, ela apontou a importância de o empreendedor identificar a persona de seu público-alvo como forma de se atingir com maior eficácia os objetivos pretendidos.

“Nós identificamos que os homens, por exemplo, consomem mais produtos de higiene pessoal enquanto as mulheres consomem mais cosméticos. Essa observação é muito valiosa, porque a partir deste olhar o empresário pode montar estratégias específicas para produzir conteúdo digital para as redes sociais e para as lojas virtuais, direcionadas a cada nicho de clientes”, disse Ana Bárbara.

Em sua apresentação, a gestora falou, ainda, sobre o portfólio Sebraetec, que é uma consultoria para investimento em inovação (sendo 70% custeados pelo Sebrae). Segundo ela, o serviço orienta desde a formatação da marca e desenvolvimento de embalagens até a elaboração de conteúdo digital para redes sociais e sites de e-commerce.

Ana Bárbara apresentou, ainda, o convênio de marketing digital celebrado entre o Sebrae e a Prefeitura de Salvador: o Fortalecimento Pequenos Negócios. “Antes de o empreendedor criar a sua loja virtual, ele deve passar por esta consultoria”, orienta a gestora.

O serviço é gratuito e direcionado a micro e pequenos empreendedores e oferece os seguintes módulos: Presença Digital do Zero; Gestão Financeira (fluxo de caixa); Renova Varejo; Revigora Turismo; Gestão Eficiente de Bares e Restaurantes; e Implantação/Adequação do Delivery. Os interessados podem adquirir informações pelo site (bit.ly/fortalecimentompe) e pelo 0800 570 0800.

O Seminário de Negócios Expotech foi realizado pelo Sebrae, Saneantes da Bahia e Sindcosmetic, com patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal; e apoio da Fieb e Senai Cimatec.

Ascom: Sebrae

Foto: Noel Tavares

 

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