A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com o Núcleo de Apoio à Primeira Infância (Neapi), realizou uma atividade educativa e de conscientização ambiental, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Olga Benário, em Narandiba, nesta quinta-feira (24). Com o tema “Vivência em Educação Ambiental”, a dinâmica envolveu 47 alunos que aprenderam, de maneira lúdica, sobre a importância de práticas sustentáveis.
Após a palestra, a criançada da primeira infância se divertiu com uma oficina de brinquedos com reaproveitamento de resíduos. Para a palestrante Rosemary Mascarenhas, engenheira ambiental e sanitarista da responsável pelos projetos de educação comunitária da Limpurb, o trabalho de orientação com crianças é fundamental para construção do conceito de cidadania e formação de adultos responsáveis com o meio ambiente.
“O principal objetivo é transmitir informações sobre boas práticas sustentáveis, levar dicas para as crianças adotarem em suas casas e no ambiente em que convivem. Conscientizá-las de que tudo que sobra não é lixo, que pode ser transformado em um novo material, no caso um resíduo que pode ser reaproveitado e reutilizado e reciclado”, frisa Rosemary, acrescentando que as ações da Limpurb também são desenvolvidas em associações e comunidades.
Consciência – A assistente social do Neapi, Rosânia Santiago, considera fundamental o aprendizado de práticas sustentáveis logo na primeira infância. “Educamos nossas crianças para que, ao longo do tempo, elas desenvolvam essa conscientização sobre como fazer reciclagem no dia a dia, na sua própria casa. A ideia é aprender na escola, desde cedo, e levar para toda a vida”, afirma.
O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, salienta a importância das ações educativas, em especial, quando o público-alvo é de crianças. “A cada atividade que realizamos nas escolas, temos a convicção que estamos contribuindo para a formação de cidadãos que zelam pelo bem da cidade e do meio ambiente. É gratificante perceber o quanto as crianças ficam encantadas com o que aprendem e, com certeza, quando chegam em casa, compartilham com suas famílias a importância de cuidar da natureza”.