A briga pela prefeitura de Ilhéus promete ser boa e bem disputada. 2024 está chegando e oficialmente a disputa ainda não começou, mas quem observar o panorama com calma, percebe uma corrida com o objetivo de conquistar maior número possível de gente para ajudar no projeto. E desses, tem políticos que se mostram através do trabalho, enquanto outros se mostram através de críticas ao poder público e diagnósticos mirabolantes.
Uma cidade que precisa de atenção especial nas áreas de: mobilidade; transporte; desenvolvimento social; saúde e segurança. Congestionamento, filas em busca de especialidades médicas, falta de infraestrutura em comunidades indígenas e zona rural, além de ônibus lotados e casos de crimes que assustam. Na semana passada, um sinistro de trânsito vitimou um ciclista que foi parar embaixo de um ônibus.
A certeza é que, quem assumir a administração da cidade vai ter muito o que fazer. Nas conversas de bar, de esquina, de praças, no transporte coletivo, nas clinicas, postos médicos e até mesmo entre as lideranças do município, alguns nomes já começam a serem citados: o vereador Augustão do PT, é sindicalista, empresário e consultor empresarial. Outro nome que desponta é do empresário Valderico Junior. Veterano na política, Jabes Ribeiro que já foi prefeito de Ilhéus por quatro mandatos também é tema dessas conversas.
Desses nomes, conseguimos falar com o vereador Augustão que frisou interesse em ser prefeito, mas ressaltou que “uma boa administração só pode ser feita através de um grupo forte, bem articulado e bem intencionado. E para que isso aconteça estou fazendo a minha parte pelo bem de Ilhéus”. Em breve, tentaremos novamente falar com os outros dois citados nesta matéria.
Foto: Noel Tavares