As Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) seguem realizando plenárias que envolvem diversos municípios baianos. Nesta segunda (4) e terça-feira (5), foi a vez dos territórios Sisal, em Conceição do Coité, e Recôncavo, em Cachoeira.
Os encontros reuniram nas duas cidades cerca de 140 lideranças da sociedade civil e representações do Governo da Bahia para debater sobre assuntos voltados à política pública de enfrentamento à insegurança alimentar no estado.
Tendo à frente o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), o processo conferencial segue até o dia 15 de setembro em diversos territórios baianos.
Débora Rodrigues, presidenta do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-BA), explicou que o objetivo das conferências é fazer um debate sobre o fortalecimento e a implementação das políticas públicas. “Precisamos buscar o diagnóstico para saber qual é a situação da insegurança alimentar nos territórios e encontrar quais são os caminhos para a construção de propostas estruturantes, e, assim, encaminhar um forte documento para as etapas estadual e nacional”, ressaltou.
Estão previstas, ainda este mês, as conferências nos territórios de Irecê, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico, Litoral Norte e Agreste Baiano, que acontecerão, respectivamente, nos municípios de Irecê, Bom Jesus da Lapa e Alagoinhas. O ciclo das etapas territoriais será encerrado com a realização da conferência da Metropolitana, em Salvador, nos dias 14 e 15 do mesmo mês.
As Conferências Territoriais de SAN integram a etapa preparatória da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Salvador entre 17 e 19 outubro, com tema: “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”.
As Conferências são espaços de reflexão e avaliação propositiva sobre o processo de execução da Política e do Plano de SAN e funcionamento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), na perspectiva da efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) na Bahia.
Secom: GovBa
Foto: divulgação/GovBa