A população de Salvador conta com uma rede de atendimento voltada para a saúde bucal disponibilizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta terça-feira (3), é comemorado o Dia Mundial do Dentista, profissional presente no comando das 393 equipes de saúde bucal distribuídas nas 165 unidades que prestam o serviço. A capital baiana dispõe de uma Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB), que está organizada em níveis de atenção à saúde eletiva e de urgência.
A importância da atuação do dentista foi lembrada durante os atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Cabula VI, nesta terça-feira (3). O garçom Edmilson Alves, 57 anos, aguardava ansioso para passar pela revisão com o profissional, após ter sido submetido a um implante dentário realizado na própria unidade.
“Entrei aqui sem um dente. O serviço aqui é de qualidade. Colocaram meu dente, não sinto dor alguma e hoje vou apenas olhar se está tudo certinho. O atendimento é simplesmente maravilhoso. Nunca poderia pagar particular e aqui, no posto público, recebi um atendimento incrível. Só tenho a agradecer ao dentista e a toda a equipe”, disse Edmilson.
O encontro com a dentista também era esperado pela dona de casa Luíza Santos, de 60 anos. Na recepção, a senhora aguardava para finalmente colocar a prótese total da dentição superior que perdeu por conta de um grave problema de saúde. Segundo ela, a queda dos dentes era um problema antigo e perturbador. “Graças a Deus, a unidade de Sussuarana (UBS) me mandou para cá. Hoje, finalmente, vou colocar meus dentes de volta. A doutora daqui é maravilhosa”, disse a paciente do CEO Cabula VI.
Importância – A dentista e coordenadora de saúde bucal do município, Mylena Leal Mendonça, explica que cuidar dos dentes não é apenas uma questão estética. “A má higiene bucal pode ocasionar uma série de danos e doenças como as inflamações, as cáries, as gengivites (inflamação da gengiva), a periodontite (doença crônica gengival), até condições como risco cardiovascular”, afirmou.
Segundo a dentista, os problemas dentais aumentam os riscos de parto prematuro em mulheres grávidas, doenças pulmonares e até possíveis complicações do diabetes. Por isso, é muito importante que os cidadãos procurem os serviços ofertados pela rede municipal de saúde. “Nunca podemos esquecer que a saúde começa pela boca. Estamos distribuídos em toda a rede para cuidar da saúde bucal da nossa população. Fazemos isso diariamente com muita dedicação e profissionalismo”, reforça.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, os profissionais da odontologia exercem suas profissões na rede municipal com total dedicação. “Prestam atendimento humanizado e cuidado integral para com a saúde bucal, cuidando também do sorriso das pessoas, ou seja, lidam diretamente com o bem-estar e a autoestima dos usuários. Só temos a agradecer pela dedicação e reconhecer o quanto são fundamentais na vida das pessoas”, parabeniza.
Funcionamento da rede – A rede de Atenção Primária à Saúde (APS) tem 393 equipes distribuídas em 112 Unidades de Saúde da Família (USF) e 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), totalizando 147 unidades que ofertam atendimento odontológico. Além disso, a SMS também oferece atendimento de urgência odontológica na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó, em 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro Municipal Odontológico da Liberdade (CEMOL).
A estrutura conta ainda com o serviço especializado nos seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), nos bairros do Cabula VI, Federação, Mussurunga, Cajazeiras, Periperi e Av. Carlos Gomes. Com exceção das UPAS Adroaldo Albergaria e Hélio Machado que ofertam o serviço 24h, juntamente com a UAO no Dique do Tororó, os demais serviços têm funcionamento das 8h às 17h.
Nas UBS e USFs, a assistência se concentra nos atendimentos clínicos, com marcação prévia no sistema. Os procedimentos incluem profilaxia, cirurgias; restaurações; periodontia básica, radiografia e ações de promoção à saúde bucal, entre elas, atividades educativas, escovação dental supervisionada e aplicação de flúor. Já nos CEOs são oferecidos atendimentos de média complexidade. Nessas unidades são ofertados serviços de periodontia, endodontia, cirurgia oral menor, estomatologia, canal, odontopediatria e prótese.
Nas UPAs e na Unidade de Atendimento Odontológico (UAO), no Dique do Tororó os pacientes recebem tratamentos para abscesso dentário, pericoronário, alveolite, drenagem de abscesso oral e de custo, fratura dentária, hemorragias dento alveolar, trauma dentário e pulpite aguda.
Secom: PMS
Foto: Bruno Concha / Secom PMS