Nesta sexta (6), a Secretaria de Administração Penal e Ressocialização – Seap, através da Superintendência de Gestão Prisional – SGP, promoveu a cerimônia de certificação dos 25 Policiais Penais concluintes do Curso de Operações Prisionais Especializadas – COPE. A especialização com duração de 34 dias foi iniciada com 49 agentes de segurança, mas devido a complexidade das atividades, alguns não alcançaram a nota mínima exigida e foram desclassificados.
A grade curricular do curso é extensa, fator que exige muito esforço físico dos participantes. Durante todo o período de instrução, os Policiais Penais ficaram sob o regime de internato e distante de seus familiares, fator que mexe com o psicológico do grupo, uma forma de resistir a possíveis situações durante as atividades diárias.
Foram cerca de 440 horas de aulas exaustivas e na grade disciplinas como: técnicas de Patrulha Urbana e Rural; Intervenção Prisional; Imobilização Tática; Algemação; Combate a Incêndio; Tiro Policial; Técnicas Verticais; Abordagem Policial; Técnica de Controle de Distúrbio Civil; Atendimento Pré-hospitalar (APH) e Uso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (Impo).
Durante a instrução, os novos membros do Geop, receberam orientações diversas e vão poder desenvolver no ambiente de trabalho, dentre outras atividades especializadas, intervenção prisional, busca, captura, proteção de autoridades e escolta de alta complexidade.
O Secretário de Administração Penal e Ressocialização, José Antonio Maia participou da cerimônia e parabenizou os Policiais Penais que concluíram o corso. De acordo com Policial Penal Alan Vitor, o sistema prisional ganha reforço de peso com a qualificação desses profissionais e o Grupamento Especializado em Operações Prisionais – Geop, fica mais forte ao receber novos integrantes. “O primeiro passo já foi dado que é a capacitação desse pessoal e assim nós iremos promover mais suporte em todas as unidades prisionais do estado da Bahia”, reflete o coordenador Geral do Geop.
Foto: divulgação/Geop