Pre-candidato do PT à prefeitura de Salvador, o deputado estadual Robinson Almeida disse, nesta sexta-feira (6), que o prefeito Bruno Reis (UB) reconheceu que “faliu” a capital com a política tributária implementada na gestão de ACM Neto, em 2013, e continuada por sua administração. Ontem à noite, no 15⁰ Salão Imobiliário, Reis prometeu enviar um projeto para a Câmara de Vereadores solicitando ajustes no Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) e no IPTU, como forma de atrair novos empreendimentos.
Para Almeida, na prática, a proposta não reverte a medida que elevou a carga tributária, tornando a capital com o IPTU e o ITVI mais altos do nordeste. Esse fato, enfatizou Robinson, fez com que Salvador perdesse o protagonismo e a liderança no Nordeste para Fortaleza, competividade econômica na atração de investimentos e se consolidasse como a capital nacional do desemprego.
“Após quebrar economia de Salvador, fazer a cidade perder competitividade e regredir em todos indicadores sociais econômicos, o prefeito quer aliviar tributação excessiva com uma medida paliativa, de conotação eleitoreira, que não muda a regra fiscal. Ele não toca na raiz do problema que elevou o valor nominal do IPTU e do ITIV, afetando a construção civil e o mercado imobiliário. Essa é uma das causas da quebradeira econômica da cidade, das dificuldades encontradas para atração de investimentos e geração de emprego e renda em nossa capital”, afirmou Robinson, líder da Federação PT, PC do B e PV na Assembleia Legislativa.
Foto: Daniel Ferreira/gabinete