A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou, nesta terça-feira (24), a Semana Nacional de Redução de Desastres 2023, que prossegue até a quinta (26). A abertura ocorreu na sede do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), e contou com a participação do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, através de vídeo, dando as boas-vindas aos participantes do encontro.
Também estiveram presentes o diretor-geral da instituição, Sosthenes Macêdo; a coordenadora da Semana Nacional de Desastres para a Codesal, Denise Fraga, e representantes da Defesa Civil de Madre de Deus e de Santo Amaro, e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
A edição deste ano tem como tema “Salvador Sustentável: Resiliência e Capacidade Adaptativa”. As temáticas são relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vistas a ampliar a percepção de risco da população e despertar para a importância de condutas voltadas à autoproteção, principalmente nas comunidades localizadas em áreas de risco.
Plano de Contingência – O diretor-geral da Codesal reforçou a importância do evento e destacou a parceria entre os órgãos, o trabalho em conjunto e a sintonia com o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), garantindo o sucesso das ações. Macêdo também lembrou dos investimentos feitos nos últimos anos pela Prefeitura, que permitiram a redução de ocorrências graves no município no período chuvoso.
Durante a apresentação, Denise Fraga falou da importância de se discutir a Defesa Civil, que é fundamental para desenvolver estratégias, agregando conhecimentos aos servidores, e da articulação com os órgãos, informando a todos o que se faz na Codesal e em outros locais. “O conhecimento ajuda não só a trabalhar de forma mais transparente e segura, mas traz resultados mais consistentes, alavancando cada vez mais o nosso trabalho”.
O comandante de Operações do CBMBA, Jadson Ferreira de Almeida, afirmou que a troca de conhecimentos faz com que tanto a Codesal quanto o CBMBA cresçam juntos, para que possam atuar com efetividade em prol da comunidade. “Estamos felizes de estar aqui e poder conhecer tudo que será dito e apresentado para utilizar no nosso trabalho”.
Demais atividades – Durante este primeiro dia de evento, ocorrem palestras sobre “Parcerias e Meios de Implementação – o Escritório de Cooperação Internacional como Organismo Estratégico para a Localização dos ODS em Salvador”, “Ações contra as Mudanças do Clima – Eficiência Energética” e “Construindo Cidades Sustentáveis – Desafios no Processo de Reciclagem”. Na quarta-feira (25), a abordagem será sobre as boas práticas da Codesal.
O encerramento, na quinta-feira (26), acontecerá no Teatro Gregório de Mattos (TGM), na Praça Castro Alves, onde serão abordados temas sobre o Centro Histórico de Salvador. Na oportunidade, também ocorrerá a apresentação e entrega do Plano de Contingência do Centro Histórico, com a presença de gestores municipais.
A programação também envolve outras atividades, como uma campanha de doação de sangue, contribuindo com a Semana de Mobilização contra a Doença Falciforme. Além disso, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itapuã, está sendo realizado um Nupdec Mirim no bairro. O Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) também acontece simultaneamente, em quatro unidades da rede municipal de ensino.