A Prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA) e a Salvador Destination, desenvolverá uma série de ações voltadas para atrair mais visitantes para a capital baiana. As iniciativas terão como alvos os principais mercados emissores de turistas para a cidade, visando aquecer o setor produtivo tanto na baixa quanto na alta estação. Os convênios foram assinados pelo prefeito Bruno Reis e pelos presidentes das instituições durante evento no Forte Santa Maria, no Porto da Barra, nesta sexta-feira (27).
Com o trabalho conjunto, a ideia é ampliar o alcance e a divulgação do destino soteropolitano a fim de gerar negócios e empregos para o fortalecimento da economia local. A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a ABIH realizarão, por exemplo, road shows, fam tours, rodada de negócio e um fórum de hotelaria para promoção da oferta turística da cidade, capacitando operadores e agentes de viagens.
“Vamos seguir avançando para a consolidação do novo posicionamento de Salvador no Brasil e no mundo. Semana passada, fizemos um grande evento em São Paulo para apresentar a nossa cidade muito mais além do que todas as características que nós temos, como uma capital de negócios e de oportunidades. Temos o diferencial de ser uma das capitais mais negras das Américas e esse é um dos principais ativos pelos quais podemos atrair mais investimentos”, destacou Bruno Reis.
Captação de eventos – Em parceria com a Salvador Destination, a Prefeitura vai promover o projeto Salvador Nice To Meet You, convidando dirigentes de entidades ligadas ao trade, representantes de empresas realizadoras de eventos, jornalistas e influenciadores para a cidade. O objetivo é fazê-los conhecer a estrutura para eventos da cidade (locais e serviços), hotelaria, gastronomia, assim como equipamentos culturais, Centro Histórico e pontos turísticos.
Além disso, o intuito do projeto é consolidar e captar grandes congressos, festivais, feiras e convenções para a capital baiana. Esses eventos geram empregos temporários de maneira direta e indireta, aumentam a ocupação média dos meios de hospedagem e fluxo de clientes nos restaurantes, movimentando toda a cadeia produtiva.
“A ideia é captar congressos e eventos na baixa e na média estação. Isso nos dá um equilíbrio e força para que empresas que sobrevivem do turismo tenham um equilíbrio financeiro. O principal foco nosso tem sido a área médica, que é a mais se destaca nessa área como importante fatia de mercado. Estamos prospectando mais de 110 congressos para até 2027. Isso vai se transformar na chegada de cerca de 200 mil turistas de negócios. Estes, consequentemente, gastam três vezes mais que o turista de sol e mar”, revelou Glicério Lemos, presidente da Salvador Destination.
Proturismo – Na ocasião, o prefeito anunciou que encaminhará para Câmara Municipal de Vereadores um conjunto de medidas para estimular a economia da cidade, pacote que incluir a prorrogação do programa Proturismo, que dá desconto no IPTU e na outorga onerosa para a rede hoteleira.
A notícia foi comemorada por representantes do trade. O presidente da ABIH, Luciano Lopes ressaltou a parceria da instituição com a Prefeitura para divulgar Salvador em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, assim como países como Argentina, Colômbia e Chile. A meta é alcançar 5 mil agentes e operadores de viagens.
“Esse é um trabalho com gerentes comerciais dos principais hotéis da cidade para trabalhar a divulgação de Salvador, capacitando os operadores e mostrando novidades”, explicou Lopes, citando como exemplo a programação do Novembro Negro.
Certificação – Ainda durante a solenidade, a Prefeitura certificou seis estabelecimentos comerciais participantes do programa Quali Salvador, desenvolvido pela Secult. A iniciativa oferece a meios de hospedagem, bares, restaurantes e agências de viagens a oportunidade de adequarem seus sistemas de gestão aos requisitos das melhores práticas nacionais e internacionais (como sustentabilidade em meios de hospedagem, boas práticas de fabricação de alimentos, qualidade do serviço), com base nas normas da Organização Internacional de Normalização (ISO, na sigla em inglês).
As empresas recebem uma assessoria técnica prestada pelo consórcio internacional Sextante – União Espanhola de Normalização, totalmente gratuita. O processo é auditado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conferindo transparência e legitimidade a todo o processo.
Os primeiros hotéis a receberam um certificado internacional de sustentabilidade por meio do Quali Salvador foram: Quality Hotel & Suites São Salvador (Stiep), Hotel Mercure Boulevard, (Caminho das Árvores), Hotel Deville Prime (Itapuã) e o Gran Hotel Stella Maris (Stella Maris). Entre os restaurantes, foram certificados o Ki Mukeka (Armação) e o Bella Napoli (Caminho das Árvores). Mais 80 estabelecimentos estão em processo de certificação.
“A Prefeitura vem não apenas qualificando mão de obra para o mercado poder absorver, mas também está qualificando empreendimentos para oferta de um serviço de qualidade para a população”, frisou Bruno Reis.
Secom: PMS
Foto: Valter Pontes/Secom PMS