Com a proximidade dos festejos de fim de ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta terça-feira (19) mais uma operação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em Salvador. As atividades foram iniciadas às 8h em diversos pontos turísticos, repartições públicas e locais de festas tradicionais. Além das inspeções zoosanitárias, estão sendo realizadas ações educativas com distribuição de panfletos aos pedestres e aplicação de inseticidas em localidades estratégicas.
“Esta intensificação visa preservar a saúde dos nossos cidadãos e também dos turistas que visitam Salvador, já que neste período festivo a cidade atrai milhares de pessoas. Por isso, as equipes do CCZ seguem reforçando ações de combate ao mosquito em todos os locais com grande circulação, bem como mantem a rotina de atividades em todos os bairros”, destacou a vice-prefeita e secretária de saúde de Salvador, Ana Paula Matos.
Programação – Até esta quarta-feira (20), as inspeções zoossanitárias vetoriais em repartições públicas e pontos turísticos: Casa de Jorge Amado e Casa de Iemanjá (Rio Vermelho), Largo das Baianas (Amaralina), Farol da Barra, Forte são Diogo, Cristo da Barra, Parque Metropolitano Lagoa do Abaeté, Farol de Itapuã, Sereia de Itapuã, Praça Vinicius de Moraes, Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, Mercado Modelo, Casa de Jorge Amado, Elevador Lacerda e Casa do Carnaval.
A Arena Daniela Mercury, onde ocorrerá o Festival Virada Salvador, na Boca do Rio, receberá dois tipos de ações. Na quinta (21) e sexta-feira (22), ocorrerá a inspeção zoossanitária vetorial focal, e nos próximos dias 26 e 27, será realizada aplicação espacial de inseticida de efeito residual (UBV). Por fim, nos dias 27 e 29, os agentes atuarão no circuito da Festa de Reis, na Lapinha.
Secom: PMS
Foto: Noel Tavares