Em reunião na manhã de hoje (24), com a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) pediu ações emergenciais de combate à seca para municípios do Litoral Norte e Agreste baiano.
“Foi uma reunião muito produtiva, visto que tivemos boas perspetivas por parte da secretária para a resolução dessas demandas. Estamos esperançosas de que muito em breve as nossas solicitações venham a ser atendidas e com isso beneficiem à população da nossa região”, destacou a deputada.
Para Alagoinhas, Fiscina pediu análise do funcionamento dos poços artesianos e do sistema de distribuição e armazenamento de água das localidades quilombolas de Cangula e do Oiteiro, cujos equipamentos atendem mais de 400 famílias de agricultores familiares.
Também foi reiterada a solicitação de perfuração de poços tubulares para a implantação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) nas comunidades Caboatã, do Distrito de Boa União, além de Coqueiral e Nova Brasília, para atender mais de mil famílias de agricultores; além de a deputada ter solicitado o fornecimento de materiais para melhorar o abastecimento de água nas comunidades de Estiva e Jacaré de Dentro.
Para a comunidade rural de Rio Branco, Fiscina pediu caixas d’água e extensão da rede de abastecimento para atender mais de 100 famílias da localidade.
Sátiro Dias – Para Sátiro Dias, a deputada pediu recursos emergenciais com vistas à contratação de carros-pipas, bem como caixas d’água e perfuração de poços nas comunidades de Tocaia, Papagaio, Jurema e Santo Antônio. Estas ações irão beneficiar mais de 640 famílias de agricultores familiares da região.
Coronel João Sá – Para este município, Fiscina pediu recursos emergenciais visando a contratação de carros-pipas e para a realização de limpeza de barreirinhas e açudes, principalmente nas comunidades de Cajueiro, Serrotinho, Lagoa do Velho, Tiririca e Queimado do Milho, beneficiando com isso cerca de 200 famílias.
Jeremoabo – A deputada também solicitou caixas d’água para as comunidades de Araticum, Malhada Vermelha, Canabravinha dos Candiz, Pau D’água e Brejo Grande, de Jeremoabo, para atender a 350 famílias desta região.
Na ocasião, a deputada também discutiu com a secretária estratégias emergenciais de enfrentamento para a contenção dos impactos da escassez hídrica nos municípios de Inhambupe, Pedrão, Aramari e Itapicuru.
Foto: Aluísio Neto (Ascom/Deputada)