A educação pública será o foco de um mega evento a ser realizado pela Prefeitura na quinta-feira(1º), a partir das 14h, e que deve reunir cerca de 7 mil pessoas no Centro de Convenções de Salvador (Avenida Otávio Mangabeira, 5490, Boca do Rio). É a abertura da Jornada Pedagógica 2024, que ganha novos contornos com a ampliação do público-alvo presencial. Antes voltado aos gestores escolares, a edição deste ano traz também a participação de professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.
Com o tema “Construindo Saberes na Contemporaneidade: acolher, incluir e educar”, a Jornada trará a diretora de Excelência Pedagógica do Ministério da Educação de Singapura, Ruby Tan Yok Ching, que falará sobre o modelo educacional do país asiático. Primeiro lugar no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), Singapura tem se destacado pela qualidade da educação. “A ideia é conhecer melhor o modelo educacional adotado pelo país, que, pelo êxito da experiência, pode ser fonte de inspiração para nossos trabalhos”, afirma o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, que fará a abertura da Jornada Pedagógica ao lado do prefeito Bruno Reis.
O evento terá, ainda, palestras com dois grandes nomes nacionais: a filósofa Viviane Mosé e o psicólogo Rossandro Klinjey. Especialista em políticas públicas e membro da Academia Brasileira de Cultura, Viviane Mosé é autora de obras como “A espécie que sabe: Do Homo Sapiens à crise da razão” e “A escola e os desafios contemporâneos”. Klinjey é mestre em Saúde pública, consultor em temas relacionados à educação, família e comportamento e autor de “As quatro estações da alma:: Da angústia à esperança”, em parceria com Mario Sérgio Cortella, “Help! Me eduque”, entre outros.
Para Dantas, a Jornada Pedagógica 2024 será um marco na história da Rede Pública Municipal de Salvador. “Pela importância estratégica da Jornada no planejamento pedagógico do ano letivo, decidimos ampliar o evento de abertura para participação de todos os educadores da Rede, bem como buscamos organizar uma agenda mais robusta ao longo desses dias dedicados a debater coletivamente a educação que queremos”, afirma.
Programação – A Jornada Pedagógica 2024 terá cinco dias de atividades, ante os três dias dos anos anteriores. Além do evento de abertura, na sexta (2) e na quarta (7) haverá atividades em cada unidade de ensino, no dia 5 serão realizados o seminário Mobilização Nossa Rede e as lives “Educação Integral – concepção e práticas integradoras” e “Diálogo sobre os saberes na EJA”. Na terça-feira (6), ocorrerá o seminário “As crianças, a linguagem e a cultura do escrito”.
Foto: Noel Tavares