O projeto Feira Saúde Mais Perto, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, esteve, pela primeira vez, em dois municípios simultaneamente na quinta-feira (29). Foi o segundo dia de evento em Várzea Nova, a 440km de Salvador, e o primeiro em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana da capital baiana, levando serviços de saúde e cidadania à população.
“Após o sucesso de 2023 e a percepção da necessidade desse atendimento à saúde por parte da nossa população, aumentamos a estrutura e pessoal disponíveis para que pudéssemos atender um maior número de baianos e mais municípios. Foram 27 feiras no ano passado e queremos ultrapassar 40 em 2024”, revela a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Em Dias D’Ávila, na quinta-feira, foram realizados 2.020 atendimentos, a maior parte deles de ultrassonografia. O número é acima dos 1.800 atendimentos previstos para cada dia de evento no município. A Feira Saúde Mais Perto segue nesta sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça da Urbis, oferecendo exames de ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles), eletrocardiograma e exames laboratoriais. Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar RG, cartão do SUS e também de solicitação médica, no caso dos exames.
“Quem vier e trouxer toda a documentação necessária, será atendido. Assim como na quinta-feira, temos capacidade de atender até um pouco mais do que o número previsto”, afirma Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.
Em Várzea Nova, foram realizados 5.202 atendimentos na quarta-feira (28) e na quinta, com ultrassonografia e exames laboratoriais sendo os mais requisitados pela população. Além disso, quase 4 mil procedimentos de odontologia foram feitos durante o evento, na Praça Zacarias Domingos de Jesus.
Secom: GovBa
Foto: Noel Tavares