A etapa do Projeto Verão Costa a Costa em Ilhéus, no sul da Bahia, teve recorde de atletas inscritos e de modalidade esportivas: mais de mil participantes em 13 esportes oferecidos. Na manhã desta sexta-feira (01), um café da manhã reuniu a imprensa local, autoridades e representantes das federações esportivas na arena do evento, montada na praia da Avenida Soares Lopes.
O município é o terceiro a receber o projeto, realizado pelo Governo da Bahia sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a União das Federações de Esporte Amador (Unisport), organização da MCS Marketing Esportivo e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus.
Para o secretário da Setre, Davidson Magalhães, o Costa a Costa se consolidou como uma iniciativa de incentivo e interiorização da prática esportiva, levando também lazer e entretenimento para municípios da costa baiana, com a participação decisiva das federações esportivas. “Nós precisávamos utilizar esse litoral para fortalecer a atividade esportiva, criar mais um produto para a atividade turística no litoral baiano. Um evento de inclusão esportiva conjugando a geração de renda, através da economia solidária e do artesanato, e proporcionando lazer e entretenimento”.
O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, agradeceu a oportunidade da parceria com o Governo do Estado. “Ilhéus nunca teve essa presença tão importante, numa parceria tão leal com o Governo da Bahia. Ressalto a minha gratidão por trazer ao nosso município eventos desse porte, movimentando a região, trazendo alegria, esporte, lazer, movimentando a economia solidária. Isso é fundamental”, disse.
Estímulo ao esporte
Os dois primeiros dias do evento são dedicados às clínicas esportivas, espécie de oficina em que os instrutores ensinam fundamentos das modalidades esportivas. A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, destacou a participação de 300 alunos da rede pública estadual e municipal nas clínicas em Ilhéus. “Não somente o conhecimento, mas também o esporte é fio condutor de todo o processo de aprendizagem na direção da democracia, da autonomia de escolher caminhos de vida para a nossa juventude”, declarou, ressaltando o investimento do Governo da Bahia na infraestrutura das escolas de tempo integral, que contam com equipamentos esportivos.
As estudantes Driele Aquino e Larissa Bonfim, ambas de 14 anos, participaram da clinica de futevôlei e ficaram tão entusiasmadas, que se dizem dispostas a praticar o esporte. “Eu nunca tive coragem de participar. Com a ajuda dos professores, que foram muito pacientes, eu aprendi alguns fundmentos e agora quero me dedicar”, disse Driele, aluna do 9 ano do Instituto Municipal de Educação (IME).
O futevôlei é uma das modalidades mais concorridas nessa etapa do Costa a Costa, atraindo principalmente as mulheres. “Quatro dias antes do evento tivemos que encerrar as inscrições para as competições porque não tinhamos como atender toda a demanda”, disse Gilmar Ferreira, vice-presidente e diretor técnico da Federação Baiana de Futevôlei. Nessa etapa 52 duplas disputam as competições.
Outras modalidades de destaque são o Beach Soccer, Beach Tennis, Xadrez e Baleado, essas duas últimas incluídas nessa etapa. As competições nas diversas modalidades começam na tarde desta sexta-feira (01) e continuam até domingo (03) quando ocorrem as finais.
Treinão solidário
Na manhã deste sábado (02), 400 pessoas participam de um treinão solidário, uma caminhada de 2,5 km ou corrida de 5 km, com largada às 7h30. Para realizar a inscrição, os atletas contribuíram com 2kg de alimento não perecível que serão doados a uma instituição de caridade.
Além das atividades esportivas, o Verão Costa a Costa conta com Espaço Kids para as crianças, que também podem praticar atividades como arborismo e tirolesa, sob a supervisão de monitores especializados. A programação inclui, ainda, cinema e shows. Nesta sexta-feira (01) às 18 h será exibido o filme “Minha mãe é uma peça”. Em seguida, show da Banda Via de Acesso. No sábado (02), os shows começam às 19 horas, com TopGan, seguido de Allan Diniz, às 21h, e Papazoni às 23h.
Como parte da programação, 30 expositores participam da Feira da Economia Solidária, uma iniciativa para estimular a geração de renda no município. O superintendente da Economia Solidária da Setre, Wenceslau Junior, destacou que a feira estará presente em todas as etapas do Costa a Costa, contribuindo com cooperativismo e os empreendimentos solidarios. “ Convidamos a população para visitar também a Feira, trazer um dinheirinho e adquirir os produtos da economia solidária”, disse.
Secom:GovBa