Nesta segunda-feira (29/04) foi realizada a cerimônia de posse do desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, como presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), no Centro Administrativo, com transmissão ao vivo pela TV TRE-BA, no YouTube. A celebração contou com a presença de colegas de magistratura do desembargador, familiares e amigos, além de diversas autoridades públicas do estado.
Em seu discurso, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, refletiu sobre a realização do sonho de assumir a presidência do TRE-BA. “O que fazer quando um sonho se torna realidade? Os anos de experiência e a maturidade me levam a algumas respostas: é hora de ir à luta, trabalhar duro e continuar regando uma semente muito preciosa, que precisa ser preservada e fortalecida – falo da Democracia”, ressaltou.
“Foi me dada a oportunidade de fazer o melhor, o mais justo e o mais honesto trabalho pelo Órgão, por seus servidores e por nossa Democracia, e assim o farei. Reforço aqui o compromisso de estar mais próximo da sociedade e dos usuários dos serviços do TRE-BA, pautando esta gestão na humanização, diversidade, inclusão, otimização dos processos e dos fluxos de trabalho, na capacitação do Quadro de servidores e magistrados, para bem atender aos cidadãos e mitigar os desafios que se anunciam a nossa frente”, destacou o presidente do Eleitoral baiano.
O corregedor e vice-presidente do Regional, desembargador Maurício Kertzman Szporer, salientou em seu discurso a competência do presidente Abelardo Paulo da Matta Neto. “A competência é uma marca da vida do desembargador Aberlado. O destino da Corte Eleitoral está com sucesso garantido, seja pelas características humanas ou técnicas do presidente, terá todo o êxito na gestão deste Tribunal, com a minha colaboração incondicional”, afirmou o magistrado.
A solenidade contou, ainda, com saudações fraternas ao empossado pelo advogado João Daniel Jacobina, representando a classe dos advogados da Bahia, e o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Samir Cabus Nachef Júnior.
No dia 28 de abril de 2023, o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto tomou posse como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para o biênio 2023-2025. Segundo as disposições regimentais do TRE-BA, na ocasião, o magistrado assumiu os cargos de vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral. Empossado oficialmente como presidente do Eleitoral baiano, em sessão no Regional no dia 8 de abril, o desembargador ocupou interinamente a presidência do TRE-BA em fevereiro deste ano.
Composição da Mesa
Compareceram à cerimônia de posse no presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, a desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do TJ-BA; o vice-presidente e corregedor do Eleitoral baiano, desembargador Maurício Kertzman Szporer; o ouvidor do TRE-BA, desembargador Pedro Rogério Castro Godinho; a desembargadora eleitoral, Arali Maciel Duarte; o diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho; o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Samir Cabus Nachef Júnior; o governador do estado, Jerônimo Rodrigues; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; os conselheiros do CNJ José Edivaldo Rocha Rotondano e João Paulo Santos Schoucair; o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz; o procurador geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), desembargador Jéferson Alves Muricy; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marcus Presidio; o presidente do Tribunal de Contas do Município, conselheiro Francisco Neto; a Defensora Pública Geral do Estado da Bahia, Firmiane Venâncio; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Contar; o presidente da AMAB, desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa, entre outras autoridades.
Foto: Ascom/TRE-Ba