139 entidades públicas e privadas contribuem com o projeto
Contribuir com a gestão responsável dos resíduos têxteis para uma produção mais sustentável são alguns dos propósitos do projeto Repense Reuse, da Humana Brasil. Com a finalidade de impulsionar a economia circular, combater o descarte dos resíduos têxteis e a poluição ambiental, o projeto firma parceria com entidades públicas e privadas para a instalação de contêineres de coleta e conscientização da sociedade sobre a importância do consumo consciente e sustentável.
O projeto Repense Reuse, da Humana Brasil atua no reaproveitamento de roupas usadas, com apoio da população, que diariamente colabora com a doação de resíduos têxteis nos coletores espalhados em organizações parceiras do projeto, divididas em cinco categorias que são: supermercados, shoppings, centros universitários, condomínios e postos de combustíveis em Salvador e região metropolitana.
Dados preocupantes do Sebrae apontam que, somente no Brasil, 170 mil toneladas de roupas e tecidos são encaminhadas para descarte, das quais apenas 20% são recicladas, o restante tem seu fim em aterros sanitários e lixões, sem qualquer cuidado. Hoje, 139 organizações contribuem em parceria com o Repense Reuse. Somente em 2023, foram arrecadadas mais de 900 mil peças têxteis de segunda mão – o que equivale a 197 toneladas de roupas usadas.
A Gerente de Implementação do Projeto, Claudia Andrade, explica que essa rede de colaboração cria alternativas para que ocorra a redução máxima em descartes e promova cada vez mais o movimento da circularidade na cidade de Salvador. “Ao escolher um projeto para investimento de esforços e recursos em uma parceria, você garante um maior benefício de longo prazo à sociedade em comparação a fazer doações pontuais e sem direcionamento. No Repense Reuse trabalhamos com transparência de dados para que nossas parcerias sejam eficazes e duradouras”, afirma.
Entre os benefícios trazidos pelo Repense Reuse está também, a parceria com os catadores de reciclagem que trabalham com os resíduos plásticos e de papelão. Como forma de reconhecimento, o projeto criou um centro de cadastro de cooperativas e, mensalmente, destina os plásticos e papelões que são utilizados pela sociedade para doar as roupas, calçados e acessórios. Em cinco meses de parcerias já foram destinadas 2 toneladas de plástico e papelão para cooperativas.
Para o colaborador da Cooperativa dos Catadores Agentes Ecológicos de Lauro de Freitas (Caelf), Nelson de Souza, a parceria com o Repense Reuse é uma oportunidade de geração de emprego, renda, inclusão e melhoria na qualidade de vida dos cooperados. “Estamos felizes com esta ação realizada pelo Repense Reuse, que se tornou referência em reaproveitamento de têxteis, inclusive por mostrar que todos nós precisamos colaborar com o meio ambiente”, declara o cooperado Nelson.
O projeto Repense Reuse é pioneiro no Brasil e escolheu a Bahia como o primeiro estado a implantar essa atividade socioambiental, cujo foco beneficia a qualidade de vida e a conservação do meio ambiente, uma vez que a recolha de toneladas de têxteis evita o acúmulo nos aterros sanitários.
SOBRE O PROJETO REPENSE REUSE
Iniciado no Brasil em 2021, o Repense Reuse é um projeto da Humana Brasil que coopera para o desenvolvimento sustentável 100% focado na economia circular e desenvolvimento social. Sua atuação é na recolha e gestão de têxteis usados alinhado com a estratégia para uma economia circular, baseada no respeito pela hierarquia dos resíduos, promovendo o prolongamento da vida útil dos têxteis e executando um serviço público de coleta seletiva de qualidade que prioriza critérios técnicos ambientais e sociais.
Foto: divulgação/Ascom/Darana