2ª Feira Social do Novo Mané Dendê realiza mais de 2 mil atendimentos no Subúrbio Ferroviário de Salvador

A 2ª Feira Social do Novo Mané Dendê, promovida pela Prefeitura de Salvador no último domingo (30) no bairro de Rio Sena, realizou mais de 2 mil atendimentos entre os mais diversos serviços oferecidos pelo município. Destes, mais de 1 mil foram na área de saúde, entre consultas com médicos especialistas, vacinação e exames de resultados rápidos como ultrassonografia e eletrocardiograma.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário, promoveu cerca de 500 consultas com clínicos gerais, pediatras, cardiologistas e otorrino; 120 ultrassonografias e 35 exames de eletrocardiograma. Também ocorreram orientações de planejamento familiar com entrega de preservativos, atualização das condicionalidades de saúde do Bolsa Família e atualização da carteira de vacinação. Na área de saúde bucal, foram realizadas 365 aplicações de flúor, orientação de escovação e entrega de kits odontológicos.

Uma das moradoras beneficiadas foi Nádia Fonseca dos Santos, de 45 anos, moradora do Alto da Terezinha. Ela contou que ficou sabendo da Feira Social e acabou avisando a três vizinhas, que também receberam atendimento. “Eu vim procurar um clínico, peguei todas as requisições e agora vou providenciar os exames. Eu já tinha tentado a consulta por outros meios, mas a gente sabe que quando tem esses mutirões de saúde é bem mais fácil para resolver as coisas. O atendimento foi muito rápido”, disse.

Uma das amigas levadas por Nádia foi Antônio Cristiana Pimenta dos Santos, de 58 anos. “Também vim em busca de consulta com médico clínico. Vim aferir a minha pressão e observar o controle do açúcar no sangue. O atendimento está 100%”, afirmou.

Titular da SMS, Alexandre Reis destacou o potencial da ação: “É uma iniciativa de extrema relevância, porque facilita o acesso da população a diversos serviços, reunindo ações de saúde, empreendedorismo, assistência social e jurídica, educação e cultura, entre outras atividades de apoio à cidadania, potencializando as políticas públicas na poligonal do Rio Mané Dendê”, disse.

“Garantimos que os moradores pudessem realizar diversas consultas, exames, e procedimentos, com um saldo muito positivo das nossas ações. Mais uma vez atingimos a meta de servir a quem mais precisa”, completou Alexandre Reis.

Outros serviços – Também foram realizados 51 atendimentos relacionados à intermediação de mão de obra, através da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec); 241 da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); e 324 da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Além disso, foram 153 atendimentos da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis); 25 da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e 11 do Escritório Social.

Uma das moradoras de Rio Sena beneficiadas foi Virgínia da Silva Evangelista, de 44 anos, que aproveitou o balcão do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm). “Vim procurar vaga de emprego na área de serviços gerais e fui muito bem atendida pelas meninas, elas me trataram muito bem. Eu já tinha procurado em outros lugares, mas fiquei sabendo dessa feira de hoje e vim tentar, porque era mais perto de casa”, disse.

“Aproveitei que também tinha vacinação para animais e trouxe a minha cachorrinha, Nina. Daqui a pouco vou passar em casa e vou buscar a outra cachorrinha para vacinar. Fiquei sabendo do mutirão através da associação de moradores, e o atendimento valeu a pena”, completou Virgínia.

Secom: PMS

Foto: Noel Tavares

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