A política em Ilhéus está pegando fogo e algumas decisões são tomadas em Salvador. Para prefeito: enquanto o PT discute o fortalecimento do nome Adélia Pinheiro e o PSD discute o nome de Bento Silva, uma reunião deve ser realizada, nesta quarta (3), em Salvador, para bater o martelo sobre a candidatura de Valderico Júnior (União) e Jabes Ribeiro (PP).
As discussões e divergências continuam porque o governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante o desfile da Independência afirmou que pode formar chapa única com Adélia e Bento. A questão é, soubemos que o PT não abre mão da candidatura a prefeito e Bento também não abre.Já a reunião envolvendo os caciques do PP e União Brasil, com a participação de Jabes e de Valderico deve sair fumaça porque Neto precisa ganhar essa eleição com pensamento em 2026. Mas, as notícias em Ilhéus são de que nenhum dos dois (Valderico/Jabes) aceita fazer dobradinha.
Entre os caciques da política baiana, nessa reunião, devem estar presentes ACM Neto, Bruno Reis, Cacá Leão e representantes do PDT. O encontro seria realizado nesta terça (2), mas por causa das comemorações da Independência, foi marcado para esta quarta (3).
Toda essa confusão para encontrar nomes potentes na disputa do voto para a prefeitura de Ilhéus, torna cada vez mais forte o vereador Carlos Augusto (PDT). Augustão, como também é conhecido, passou a estar na cabeça dos caciques do PT e também, passou a ser observado pelo grupo de Neto.
Enquanto Bento Silva e Adélia Pinheiro não chegam a um acordo porque o pré-candidato do PSD deseja ser prefeito, o nome de Augustão fica forte dentro do grupo do governador, podendo até fazer dobradinha com Adélia. Por sinal, o presidente Lula está na capital baiana. Já no grupo do ex-prefeito de Salvador, encontramos Jabes e Valderico que não se batem e assim, entra o nome de Augustão para compor chapa com um deles. A questão é: o vereador Augustão está em alta e não aceita ser vice. “Quero ser prefeito de Ilhéus para mudar a vida desse povo e da cidade que tanto amo”, disse o parlamentar.
Foto: Noel Tavares