Consumidores que querem economizar no valor da conta de energia podem se dirigir a qualquer uma das dez unidades das Prefeituras-Bairro em Salvador e fazer a substituição de lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por LED. Durante os seis primeiros meses de 2024, mais de 1,2 mil serviços dessa natureza foram realizados nas estruturas municipais descentralizadas, situadas nas regiões da Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria.
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Neoenergia Coelba. A troca reflete diretamente na redução do consumo energético, além de diminuir o impacto ambiental causado pelas luminárias tradicionais. Cada cidadão pode obter até oito lâmpadas de LED, a cada cinco anos.
Conscientização ambiental – Desempregada, Rosa de Almeida, 49 anos, esteve na terça-feira (16) na Prefeitura-Bairro Itapuã com duas lâmpadas para serem trocadas. “Quando a conta vier mais barata, será um alívio, porque estou sem renda fixa”, disse a moradora de Itapuã, que é mãe solteira de dois filhos e mora em uma casa de dois cômodos. Ela conta ter tomado ciência do serviço através de uma vizinha que já substituiu as lâmpadas convencionais por LED. “Assim que soube, recolhi as minhas, marquei pela internet e corri para trocar”, disse.
O benefício é concedido aos consumidores residenciais e rurais, após agendamento feito pelo site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/. Ao entrar na página, o cidadão acessa a aba de “Serviços” e clica na opção “Coelba – Entrega de Lâmpada” para marcar a ida a uma das unidades das Prefeituras-Bairro existentes na cidade.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, afirma que o serviço tem o intuito de despertar a conscientização ambiental e, consequentemente, gerar a economia nas contas dos consumidores. “Convidamos todos os cidadãos a promoverem as trocas. Essa parceria tem como objetivo reduzir o impacto ambiental causado pelo uso de lâmpadas tradicionais e promover a sustentabilidade, trazendo benefícios econômicos e ambientais para a população. Com certeza, todos ganham”, reforça.
Documentos – Para realizar o procedimento é necessário apresentar um documento oficial com foto e a lâmpada fluorescente igual ou superior a 14W, ou incandescente. Além disso, o cidadão deverá ser o titular da conta. Caso não seja, precisa apresentar uma declaração de moradia. Se possuir mais de um contrato no próprio nome, ele poderá trocar apenas cinco unidades por contrato.
Tarifa Social – Outro serviço altamente demandado nas Prefeituras-Bairro é o da tarifa social, que beneficia diretamente as unidades residenciais de famílias com baixa renda. Através deste serviço, o cidadão pode obter uma redução na tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para indígenas e quilombolas até 100%.
Para conseguir o benefício, o indivíduo precisa estar inscrito no Cadastro Único e possuir renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo. No ato do atendimento, é necessário apresentar o CPF, um documento de identificação oficial com foto e o Número de Identificação Social (NIS).
Demais serviços – Além das trocas de lâmpadas e da tarifa social, as unidades oferecem outros atendimentos juntamente com a Neoenergia Coelba, como atualizações cadastrais, atualizações ou troca de titularidades cadastrais, atendimentos para mudança da data de pagamento, religações e/ou reativações, novas ligações de energia e negociações de débitos.
Os atendimentos da Coelba nas Prefeituras-Bairro são feitos mediante agendamento. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção dos feriados.
Secom: PMS
Foto: Noel Tavares