O Treinar para Empregar ofereceu, nesta quinta-feira (18), mais uma capacitação profissional gratuita, desta vez voltada para baianas de acarajé. A turma de Atendimento do Cliente contou com 30 participantes e foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com o Senac e a Associação das Baianas de Acarajé, Receptivo, Mingau e Similares (Abam).
A aula foi realizada na Sala Treinar para Empregar do SAC do Empreendedor, no Mercado Municipal São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. Na ocasião, foram abordados temas como a prática, postura, comportamento, atitudes adequadas e o que não deve ser feito para um bom atendimento, além de trabalhar a parte de fidelização dos clientes.
“O curso tem importância significativa para a melhoria na qualidade do atendimento, habilidades e comunicação, aumento da fidelização do cliente e consequentemente aumento nas vendas por meio da satisfação do consumidor dos produtos ofertados”, explicou a coordenadora do SAC do Empreendedor, Alécia Mota.
A instrutora da área de Gestão e Comércio e responsável por ministrar o curso, Nelian Brito, destacou a importância das baianas para a cultura de Salvador. “Elas são a linha de frente de nosso comércio, sempre muito procuradas por moradores e visitantes. Portanto, é importante treiná-las para um atendimento cada vez mais assertivo”, disse.
Melhoria – A diretora administrativa da Abam, Angélica Santos, pontuou que todo curso é bem-vindo para agregar e melhorar o trabalho das baianas. “Sempre digo às meninas que elas não devem se limitar a só viverem atrás do tabuleiro, porque elas têm potencial para aprender mais. Portanto, como diretora da associação, estou em busca de cursos, palestras e outras atividades para incentivá-las a melhorar”.
A presidente da Abam, Rita Santos, exalta a importância de as baianas estarem na sala de aula se requalificando. “A gente não pode mudar a receita do acarajé, mas em matéria de atendimento, tudo está sempre mudando. Por mais que o seu produto seja bom, se você não dá um bom atendimento, você perde aquele cliente e ele não volta mais. Então, para elas, essa iniciativa é muito boa e espero que ela seja contínua”, salienta.
Secom: PMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS