Deu o que já prevíamos em Ilhéus. A médica Adília Pinheiro (PT) e o vereador Augustão (PDT) fecharam acordo e formam a chapa para disputar a prefeitura de local. Essa aliança reforça o processo de reaproximação das duas siglas e depois das eleições o PDT deve, mesmo, deixar o apoio ao grupo comandado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto e caminhar de vez com o PT de Jerônimo Rodrigues. A convenção da chapa governista para a prefeitura de Ilhéus acontece nesta sexta (2), às 18h, no clube AABB.
Como já estávamos acompanhando as reuniões e todo o processo na cidade, soubemos que Augustão era pretendido por vários grupos e chegou a conversar com o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), com o empresário Valderico Junior (União Brasil) e até com caciques do PT. Durante esse tempo, o vice-prefeito da cidade, Babeto Galvão (PSB) desistiu em prol da candidatura de Adelia e deve ser candidato a deputado estadual em 2026. O grupo agora espera a desistência e o apoio do ex-secretário de gestão do município, Bento Lima (PSD).
Durante todo esse tempo, ocorreram reuniões em Salvador envolvendo a cúpula do UB e do PP, com a participação de Valderico e Jabes. Esses dois não se unem e a ideia era que, como Jabes desistiu, Valderico formar chapa com Augustão. E agora surge a informação que Jabes deve indicar o vice de Valderico. Soubemos também que ACM Neto tem visita marcada para a cidade de Ilhéus neste fim de semana com a intenção de juntar Valderico e Augustão, porém o pedetista já fechou com o PT.
Foto: divulgação