Na segunda-feira (5), a Fundação Gregório de Mattos (FGM) promoverá uma apresentação do Edital Caminhos da Leitura – Apoio a Bibliotecas Comunitárias. O evento será realizado de forma presencial, na Sala Nelson Maleiro, na sede da FGM, às 13h, e tem como objetivo tirar dúvidas dos proponentes que desejam participar da chamada pública.
Na sequência, os interessados também receberão formação em acessibilidade, no qual serão apresentados normas e critérios de acessibilidade de acordo com a legislação vigente e a aplicabilidade em ambientes e objetos culturais. Serão abordadas as diversas dimensões da acessibilidade, sendo elas a atitudinal, comunicacional, arquitetônica e o uso em projetos e políticas culturais.
A mesma oficina será realizada na quarta-feira (7), às 18h, na modalidade virtual, no canal da FGM no YouTube. O vídeo ficará disponível no canal para consulta. Ambos os encontros terão tradução em Libras.
Os interessados em participar do edital têm até o próximo dia 18 para a submissão de propostas através do site da FGM (fgm.salvador.ba.gov.br). A chamada tem o objetivo de oferecer apoio financeiro a projetos apresentados por bibliotecas comunitárias que visam contribuir para a manutenção, dinamização e fortalecimento das entidades, estimulando a democratização do acesso do público às atividades por elas desenvolvidas.
Quem pode participar – As propostas inscritas devem estar vinculadas a bibliotecas comunitárias localizadas em áreas periféricas da cidade de Salvador. As instituições contempladas poderão ter sido criadas por iniciativa da comunidade, mantida pela iniciativa privada ou por organizações não governamentais. Serão concedidos até 20 apoios financeiros no valor de R$20 mil para cada biblioteca comunitária contemplada.
Somente serão aceitas propostas de bibliotecas comunitárias sediadas no município de Salvador há, pelo menos, dois anos. As bibliotecas comunitárias sem constituição jurídica poderão indicar como proponente uma pessoa física, um microempreendedor individual ou pessoa jurídica de direito privado sem ou com fins lucrativos.
Para este edital, será aplicada a reserva mínima de 50% do aporte financeiro para proponentes autodeclarados negros (pretos e pardos), 10% para proponentes autodeclarados indígenas e 5% para proponentes PCD (pessoa com deficiência). O edital completo está disponível no site da FGM e as dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail caminhos.leitura@salvador.ba.gov.br.
Secom: PMS
Foto: Bruno Concha/Secom PMS