Cerca de 20 pessoas iniciaram o curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, iniciativa realizada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e Trecon. A abertura da atividade ocorreu nesta segunda-feira (26) na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Sete de Abril, preparando novos profissionais para o mercado em expansão de energia solar.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo do município para promover a sustentabilidade e uso da energia renovável, oferecendo novas oportunidades de emprego para pessoas em busca de uma nova carreira.
Umaraci Nascimento, coordenador do curso e diretor de desenvolvimento e formação profissional da Associação Brasileira de Energia Solar (Abens), destacou o impacto positivo do programa.
“As duas turmas formadas em 2024 já têm pessoas trabalhando no mercado. Muitos estavam desempregados e, após receberem apoio para a capacitação, hoje estão empregados. Isso é possível porque as empresas integradoras que trabalham com projetos e montagem de energia solar acreditam na formação oferecida”, explicou.
O curso tem uma carga horária total de 128 horas e está dividido em quatro módulos: instalação elétrica, segurança elétrica, segurança em altura e montagem de sistemas fotovoltaicos. A estrutura abrangente visa não apenas ensinar a montagem dos sistemas, mas também preparar os alunos para os desafios da profissão.
Um dos inscritos no curso, o pedreiro João Elson de Souza, 30 anos, expressou suas expectativas com otimismo. “A área de energia solar está crescendo muito e é uma excelente oportunidade para melhorar minha vida profissional. A inovação e a sustentabilidade são tendências que vão continuar, e quero estar preparado para isso”, afirmou.
Já o auxiliar de linha de produção Eduardo de Oliveira, de 42 anos, também demonstrou entusiasmo, avaliando o curso como uma porta para novas oportunidades. “A energia solar está em alta demanda e espero que essa capacitação me ajude a ingressar em um setor promissor e em crescimento”, disse.
Secom: PMS
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS