Crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos que desejam fazer ballet já podem aprender os primeiros passos da dança através das oficinas gratuitas oferecidas no Subúrbio 360, em Coutos. As matrículas para a turma mista estão abertas e devem ser efetuadas na secretaria do próprio espaço, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h. As aulas iniciam no próximo dia 16 e acontecerão às segundas e quintas-feiras, sempre às 18h.
A dinâmica da oficina utiliza recursos didáticos para facilitar o aprendizado do conteúdo incluindo prática de contação de histórias, músicas apropriadas, objetos e adereços (bolas, arcos, balões e elásticos). Os grupos são divididos em turmas para iniciantes e de aprendizado intermediário. Animado com a chegada de novos alunos, o artista e professor de arte do Subúrbio 360, UZ Cavalcante, convida a comunidade da região a se inscrever.
“É muito mais que aprender técnicas da dança. Além de incentivar e revelar talentos, as aulas ajudam na formação da cidadania das crianças, adolescentes, jovens e das famílias. Trata-se de uma ferramenta social fundamental para a comunidade do Subúrbio. O intuito das nossas oficinas é formar cidadãos e cidadãs, a partir de cada linguagem artística. Oferecemos muitas modalidades gratuitas para atender a todos os gostos da nossa comunidade. Venham todos!”, reforça o professor.
Além das oficinas de ballet, o Subúrbio 360 oferece aulas de dança urbana, dança afro, capoeira, ritmos, teatro, futsal, taekwondo, jiu-jitsu e karatê. O equipamento também promove partidas de futebol e basquete para a comunidade.
Documentação – Os documentos necessários para a efetivação da matrícula nas oficinas são: carteira de identidade, boletim (nos casos das crianças e adolescentes), comprovante de residência e calendário de vacinação.
Alunos com idade inferior aos 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que também terão que apresentar a carteira de identidade para garantir a inscrição. Para a rematrícula é necessário apresentar o crachá de entrada do ano anterior.
Socialização – Para socializar as atividades dessas oficinas, são promovidas rodas culturais a cada semestre. “O objetivo das oficinas oferecidas no Subúrbio 360 é proporcionar à comunidade a oportunidade de se conhecer, se integrar e despertar o desejo de praticar esportes e fomentar a cultura local”, frisa a gestora do equipamento, Cintya Bitencourt.
As práticas esportivas fomentam campeonatos e torneios ao longo do ano. Já o ponto alto das oficinas culturais inspira o “Show de Talentos”, festival anual que promove os talentos da comunidade, através de apresentações abertas ao público e com participação de moradores do Subúrbio Ferroviário.
Secom: PMS
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS