Com a degustação de um Meca Fish preparado pelo chef Marcos Lerner, sócio-fundador da Confraria Ostras, foi aberta nesta terça-feira (10), a Cozinha Show da Semana do Pescado no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha). Criada para difundir consumo de peixes, crustáceos e moluscos, a campanha é realizada anualmente em todo o território nacional e na Bahia está sendo promovido pela Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA) e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE).
Segundo o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, o compromisso da empresa é envolver toda a cadeia produtiva na campanha. “Primeiro começamos com os pescadores artesanais das Colônias Z-1 e Z-6 e agora estamos atuando junto aos comerciantes, bares e restaurantes da Ceasinha”, destacou. O gestor explicou que a meta é criar uma terceira data para o consumo do pescado no estado para além da Páscoa e do Natal.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, destacou a importância da parceria com a Bahia Pesca e com a Abrasel, que, segundo ele, permitiu manter o propósito de mostrar ao consumidor baiano o potencial da Ceasinha enquanto espaço de difusão da cultura e da gastronomia baianas, seguindo orientação do governador Jerônimo Rodrigues. “É com muita satisfação que damos início a mais um evento que pretende movimentar e valorizar os produtos da nossa Ceasinha, referência na comercialização de frutos do mar e de todos os itens para o seu preparo”, declarou.
Até o próximo domingo (15), a Ceasinha será o palco da diversidade de produtos oferecidos pelos restaurantes locais, que comercializarão pratos à base de pescado com preços promocionais. O evento também trará oficinas de culinária e degustação de receitas exclusivas dos chefs de cozinha convidados para se apresentarem na Cozinha Show, além de exposição de alevinos no estande da Bahia Pesca e de um atrativo especial para as crianças que é a área de pescaria infantil ‘Pescando Prêmios’.
Secom: GovBA
Foto: Noel Tavares