Brasil Origem Week, Feira de Pedras Preciosas e de Artesanato, visita técnica em Cooperativa de Produção Agropecuária e Exposibram, essa foram algumas das pautas que destacaram o potencial da Bahia dentro e fora do país. A agenda movimentada mostra o trabalho que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem feito para buscar oportunidades de negócios para o estado.
Durante a abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), na noite de segunda-feira (9), em Belo Horizonte (MG), o secretário da pasta, Angelo Almeida, destacou que além da Bahia ocupar a terceira posição da produção mineral no país, tem o privilégio de ser o estado com mais diversidade mineral, sendo o único produtor de vanádio e urânio do país. “Foi um prazer participar deste evento, que é considerado um dos mais relevantes do setor de mineração da América Latina, e participar, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do anúncio de que Salvador vai sediar, pela primeira vez, o congresso em 2025”, comemora.
Viagem internacional
Em Bruxelas, na Bélgica, a SDE marcou presença no Brasil Origem Week, no último final de semana, onde foi destacada as oportunidades de negócios do estado, que é a principal força econômica da Região Nordeste. Rica em recursos naturais e apoiada por uma infraestrutura forte e em crescimento. Localiza-se estrategicamente, tem economia diversificada e compromisso com a sustentabilidade. Esta é a terceira edição do evento, que a secretaria participa este ano, uma em Salvador e outra no Porto, em Portugal.
“O Brasil Origem Week Bélgica coloca o Brasil e a Bahia, especialmente, no cenário internacional europeu enquanto cenários de inúmeras oportunidades. A participação da SDE reforça o compromisso do Governo do Estado no sentido de promover a atração de investimentos para a Bahia, destacando nosso protagonismo em diversos setores importantes da economia. Assim, a Bahia segue protagonizando fortes laços internacionais e promovendo negócios”, afirma a coordenadora de Comércio Exterior e Oportunidades de Negócios, Paula Leitão.
Interior do estado
No mesmo final de semana, em Campo Formoso, o Centro Gemológico da Bahia (CGB), administrado pela SDE, participou da quinta edição da Feira de Pedras Preciosas e Artesanato do município. O evento contou com stands de empreendedores e expositores do setor de gemas brutas e lapidadas, artesanato mineral e joias. Durante o evento, o centro realizou identificação simplificada de gemas e minerais.
No município de Miguel Calmon, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, fizeram visita técnica na unidade da Cooperativa de Produção Agropecuária de Lagoa de Dentro e Região da Serra (Coopal), que trabalha em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com objetivo de aprender, estudar e espelhar a experiência em um desenho que possa ser replicado na unidade de processamento a ser construída na Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa).
A ideia é processar alimentos e destinar às comunidades em situações de vulnerabilidade social. Duas coordenações da SDE juntaram-se à comitiva, a de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial e a de Supervisão de Gestão e Operações de Mercados e Centrais de Abastecimento.
Nesta visita estavam presentes representantes da SDE, CAR, Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Fundo de Combate à Fome (Funcep-Casa Civil). A visita contou com uma equipe multidisciplinar com agrônomos, engenheira de alimentos, nutricionistas, economistas e outros profissionais com experiência na área.
Secom: GovBA
Foto: Daniel Senna/GOVBA