Em 2024 o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) entregou nove unidades consideradas de pequeno e grande porte (antigas Retrans e Ciretrans ). Nos últimos três anos, foram mais de 45 entregas em toda a Bahia. O objetivo é levar atendimento de qualidade e facilidades ao cidadão nos serviços oferecidos pelo departamento. No dia 10 de outubro é a vez da cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, receber uma unidade de pequeno porte (6ª Retran) totalmente requalificada.
Além da parte estrutural – com padronização arquitetônica-, o departamento tem investido em mobiliário e equipamentos tecnológicos. Todas as estruturas proporcionam um melhor atendimento ao cidadão e uma infraestrutura para os servidores do órgão. “Com todas essas intervenções nós estamos aumentando o nosso atendimento com serviços ofertados pelo Detran. Nas cidades que ainda não possuem a rede SAC, estamos trabalhando para garantir conforto, segurança e agilidade para as pessoas que buscam os nossos serviços”, enfatizou o diretor-geral do departamento, Rodrigo Pimentel.
Nas unidades de grande porte, além da parte administrativa, as pistas onde são realizadas as provas práticas também passam pela padronização, atendendo as atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Modernização digital
Na área da tecnologia da informação o destaque é o “Detran Express” que reúne 28 serviços totalmente digitais, através do site do órgão, que antes só eram feitos presencialmente. Entre eles, o primeiro emplacamento, a implementação do acesso através do portal gov.br, a ampliação da segurança com a validação biométrica para as provas eletrônicas e o georreferenciamento nas escolhas das clínicas médicas. É investimento em inteligência artificial em prol da comodidade do cidadão.
Outra novidade é a possibilidade do pagamento do licenciamento e do IPVA via pix, em qualquer instituição financeira. Além disso, os serviços do órgão estão disponibilizados na plataforma ba.gov.br (antigo SAC digital).
Secom: GovBa
Foto: Ascom/Detran/GovBA