Fim de semana com encontro divertido para crianças e adolescentes no Parque da Cidade

Viver a transição entre a infância e a adolescência não é tarefa fácil. A fase de mudanças de hormônios, conflitos e muitas dúvidas impacta na formação da personalidade dos jovens e nos laços estabelecidos entre amigos e até com a família. Fundadores do projeto Arvorar Jovem, a psicopedagoga e educadora parental Faezeh Shaikhzadeh e o psicólogo Eduardo Santos convidam o público infanto-juvenil para vivenciar uma experiência transformadora nas férias. “O Arvorar traz uma possibilidade de interação, é uma excelente oportunidade para jovens que ficam sozinhos em casa enquanto os pais seguem trabalhando, que não têm pares da mesma idade nos locais onde moram, que estão reféns das telas”, destaca a psicopedagoga Faezeh Santos.

O projeto, que acontece o ano inteiro focado no desenvolvimento pessoal e coletivo de crianças e adolescentes, promove encontros especiais durante a temporada de recesso escolar. “A gente abre espaços cuidadosamente pensados para encontrar outros, fazer novas descobertas e amizades. E poder conhecer melhor e curtir a cidade que a gente mora de forma leve, divertida e segura. Vem gente do mundo inteiro passear em Salvador e, muitas vezes, a gente nem conhece”, pontua.

 A programação do Arvorar nas Férias inclui visita a pontos turísticos e históricos da capital baiana, passeios culturais, vivências ao ar livre, piqueniques e outras divertidas atividades em grupo. Igreja do Bonfim, Ponta do Humaitá, Museu do Sorvete, Trilha de São Bartolomeu com direito a banho de cachoeira, Museu Náutico e por do sol no Porto da Barra são alguns dos roteiros previstos para a temporada de passeios do mês de dezembro. “O nosso convite é para que os jovens possam descobrir Salvador de um jeito novo: em clima de diversão coletiva, acompanhado por educadores e colhendo momentos transformadores e únicos”, reforça o psicólogo Eduardo Santos. 

A novidade desta edição será um encontro aberto ao público no dia 23 de novembro, no Parque da Cidade. Batizada de Con(Vivência) Arvorar, a atividade gratuita, que acontecerá às 10h da manhã, vai acolher crianças e adolescentes que garantam inscrições prévias. “Vamos proporcionar experiências alegres e criativas, atribuindo ensinamentos de amizade, cortesia, mostrando como o convívio com os pares é enriquecedor. Não só para eles, como para nós também”, convida Faezeh.

Ao longo de toda existência do programa Arvorar Jovem, mais de 1200 crianças e adolescentes já participam de alguma das atividades propostas. A 8ª edição do Arvorar nas Férias acontece nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Todos os passeios são monitorados por educadores e psicólogos. Muito além de uma programação de lazer, os encontros aliam o lúdico a discussões e reflexões sobre meio ambiente, arte, autoconhecimento, desenvolvimento de valores e virtudes. “A gente busca sempre trazer significado para as experiências trabalhando os quatro pilares da educação: conhecer, aprender, ser e conviver”, resume a psicopedagoga.

As vagas são limitadas e as turmas divididas por faixa etária. Os grupos do Arvorar Mirim acolhe crianças de 9 e 10 anos. No Arvorar Jovem contempla pré-adolescentes e adolescentes até 17 anos, também reunidos em grupos de acordo com a idade. Com 10 anos, Gustavo Guedes já participou de uma das edições do Arvorar Mirim. “Meu filho é muito tímido e tem dificuldade em fazer amizades. Depois dos encontros no Arvorar, ele vem sendo incentivado a trabalhar os medos e interagir mais socialmente. As experiências que são vividas, com certeza, estão fazendo ele se sentir mais acolhido e à vontade em criar novos vínculos”, destaca o pai e administrador Luiz Augusto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo WhatsApp (71) 98552-0001.

 Ascom: Frente & Verso Comunicação Integrada

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *