O Ministério Público do Trabalho (MPT) premiou os vencedores da edição 2024 do concurso nacional MPT na Escola. O evento, ocorrido no último dia 3, reconheceu trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes da rede pública que abordaram o combate ao trabalho infantil e a profissionalização de adolescentes.
Entre os premiados, destaque para Douglas Yuri Santos Anunciação de Souza, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal do Calafate, em Salvador. Ele venceu as três etapas do concurso – municipal, estadual e nacional – com um desenho que sensibilizou o público.
A inspiração veio de um amigo que ele viu trabalhando. “Eu via crianças trabalhando, como um menino que virou meu amigo, e isso ficou na minha mente. Quando desenhei, pensei na importância de mostrar como isso afeta as crianças”, contou Douglas, emocionado.
Lisângela Sousa Santos, mãe do artista mirim, compartilhou a alegria da conquista: “Fiquei muito orgulhosa. No começo, não imaginei que ele fosse tão longe, mas fui incentivando e vendo ele se dedicar. O desenho foi uma forma de desabafar e mostrar o que ele vê do mundo. Para mim, que sou mãe e pai ao mesmo tempo, foi um momento de muita felicidade”.
A gestora da escola, Andréia Santana e Silva, também celebrou o feito. “É um imenso prazer ter um aluno premiado. Ele reconheceu o talento que tem e tocou a todos com sua sensibilidade. O desenho dele não é só arte, é uma mensagem importante sobre o combate ao trabalho infantil”, afirmou.
O concurso MPT na Escola, que envolve alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo promover reflexões críticas por meio de expressões artísticas.
Apesar da vitória, Douglas ainda não decidiu o que quer ser no futuro, mas considera a possibilidade de ser artista ou cozinheiro. “O que importa é que estou muito feliz. Minha família ficou muito orgulhosa, e isso é só o começo”, concluiu o jovem campeão.
Secom: PMS
Foto: Otávio Santos/Secom PMS