O município de Bonito conta agora com uma nova unidade escolar de tempo integral com infraestrutura de alto padrão. O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (20), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral de Bonito, que irá beneficiar jovens e adultos com novas perspectivas de aprendizado em uma estrutura equipada e moderna.
A implantação da unidade de ensino teve o investimento de mais de R$ 17 milhões aplicados na construção de dez salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), restaurante estudantil, teatro com 200 lugares, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, com pista de atletismo, vestiário, guarita, subestação e 15 banheiros.
A secretária da educação do Estado, Rowenna Brito, que representou o governador Jerônimo Rodrigues na inauguração, ressaltou a importância da escola para desenvolvimento da educação pública de qualidade no município. “Essa escola é a realização do sonho de muitas pessoas. O que a gente entrega hoje aqui não é só um prédio. Essa estrutura física tem intencionalidade para garantir a Educação Integral para os nossos estudantes. Ela garante cuidado, zelo, proteção e, sobretudo, aprendizagem. A gente quer que as pessoas, os meninos e as meninas que passam por essa escola consigam compartilhar as suas experiências, aprender e sair daqui pessoas melhores”.
A programação da inauguração foi marcada por um café da manhã com a comunidade escolar e visita às instalações do colégio. Além disso, foram realizadas atividades como grafitagem nos muros da escola, declamação de poema, apresentações da fanfarra do colégio, do coral “Vozes do CEB”, Roda de Capoeira e de dança com os estudantes finalistas territoriais do projeto Dance.
O estudante e líder de classe, Kainnan Oliveira, 17, que acabou de passar para o 3° ano, ficou encantado com o nível do colégio “Para quem gosta de estudar como eu, toda essa estrutura se toma um atrativo enorme, pois agora temos salas amplas e climatizadas, laboratórios equipados, biblioteca organizada com livros novos, restaurante e teatro confortáveis, sem contar os espaços dedicados às práticas esportivas”, disse o jovem, que se apresentou durante a cerimônia com o coral e a fanfarra da escola e, também, discursou em nome todos os alunos.
Segundo a professora de inglês, Jessica Mina, o novo colégio vai trazer novas oportunidades e possibilidades de desenvolver as habilidades e competências dos alunos. “Uma biblioteca nova e equipada, por exemplo, os inspira mais a ler. Vir para uma escola ampliada e moderna vai permitir que eles se interessem mais pela própria proposta da escola e a participar dos projetos e eventos. A gente se sente bem trabalhando neste espaço bonito e acolhedor”, comentou.
Secom: GovBA
Foto: Vilane Carmo/Ascom SEC/GovBA