Com o objetivo de adotar medidas preventivas contra alagamentos, a Prefeitura de Camaçari iniciou, na manhã desta quarta-feira (8/1), uma série de ações emergenciais para mitigar os riscos de enchentes no município. O prefeito Luiz Caetano percorreu diversas áreas da cidade para vistoriar os rios e identificar pontos críticos de obstrução, acompanhado pelos titulares da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), José Mário Lima Bastos, e da Defesa Civil, Almir dos Reis Garcia, e dos vereadores Dilson Magalhães e Ivandel Pires.
O Rio Camaçari, no Centro, foi um dos locais destacados pelo prefeito durante a inspeção. “Quem passa perto da Cidade do Saber pode ver que o rio está praticamente entupido, cheio de mato e entulho, o que coloca a população em risco, especialmente durante as chuvas fortes que ocorrem no mês de janeiro. Também observamos que a cidade não foi preparada para isso. Os canais não foram desobstruídos, e os serviços de limpeza e manutenção não foram realizados”, afirmou o gestor. Ele garantiu que uma mobilização será feita para iniciar imediatamente os trabalhos de desobstrução nos pontos críticos, visando a segurança da cidade, bem como dos moradores.
Após a vistoria, as equipes da Seinfra e da Defesa Civil elaboraram um plano emergencial para a desobstrução dos rios. O trabalho começará pela região da ponte da Rua do Telégrafo, próxima à Cidade do Saber, e seguirá para a ponte da Rua do Toco, onde os rios Piaçaveira, Camaçari e da Prata se encontram. Além disso, foram identificados outros pontos da cidade, como as comunidades Fonte da Caixa, Phoc de Buris e Malícia, na orla, que também receberão intervenções emergenciais.
Na ocasião, o chefe do Executivo fez um apelo à população: “peço a colaboração de todos, no sentido de não jogar lixo e entulho nas ruas, pois isso dificulta o trabalho de limpeza e compromete a eficiência dos serviços públicos. Só com a ajuda de todos poderemos garantir uma cidade mais limpa, segura e com uma melhor qualidade de vida para a população”, ressaltou.
Além das ações contra os alagamentos, o prefeito também abordou a situação do Aterro Sanitário de Camaçari, que encontra-se em condições precárias e necessita de intervenção urgente. O prefeito mencionou que buscará apoio do Governo do Estado, com reuniões agendadas com representantes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para resolver o problema.
Na área de infraestrutura, a equipe de trabalho identificou, ainda, 16 escolas municipais em condições inadequadas para o funcionamento. Com a aproximação do início das aulas, previsto para fevereiro, as unidades de ensino já estão recebendo reparos urgentes para garantir um ambiente seguro e adequado para os alunos e profissionais da educação.
Outra medida importante é o projeto de reforma total do Centro Comercial de Camaçari (CCC), popularmente conhecido como “feira”. O objetivo é melhorar as condições de trabalho para os permissionários e proporcionar um espaço mais adequado para os frequentadores do local.
Secom: PMC
Foto: Noel Tavares