A atuação da Guarda Civil Municipal nas cidades brasileiras ajuda a transformar as comunidades, pois com o aumento dos índices de violência, a instituição ganha espaço ao contribuir com a segurança através de ações imediatas e preventivas. E, a aproximação com as outras forças de segurança, resulta na diminuição dos índices de violência.
Em Pojuca, a visita da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Neuza Cadore, a pasta municipal, SEPOM, desencadeou uma série de comentários nas redes sociais sobre a necessidade da implantação da Ronda Maria da Penha, através da Guarda Civil do município.
Em conversa com a população, esse desejo ficou mais claro. “Com a criação da secretaria nos sentimos amparadas dentro da cidade. Mas vejo a necessidade da criação da Ronda Maria da Penha, através da Guarda Municipal porque isso nos encoraja a denunciar os agressores e a Guarda de Pojuca tem desempenhado um papel excelente na cidade”, disse a dona de casa, Raquel Custódio.
Pojuca tem cerca de 35 mil habitantes e o papel da GCM promovendo ações de prevenção à violência impacta diretamente na vida dos cidadãos. A estudante Elizângela Silva, reflete exatamente a falta de acesso a canais para denunciar os casos de violência contra a mulher na cidade. “A Secretaria da Mulher é algo que nunca tínhamos visto por aqui, porém sentimos a falta de um número de contato para acionar a Guarda Municipal para os agressores”, disse. A jovem de 19 anos lembra que em Alagoinhas, A Guarda Municipal desenvolve essa atividade.
A publicação feita nas redes sociais, da prefeitura, sobre a reunião com a SPM impulsionou a população a se manifestar. A publicação oficial diz:
“A Secretaria de Políticas para Mulheres de Pojuca (SEPOM) está dando passos importantes para transformar a vida das mulheres em Pojuca! Em reunião com Neusa Cadore, secretária estadual de Políticas para as Mulheres e outras lideranças, foram discutidas ações estratégicas para inclusão produtiva e ao enfrentamento à violência contra as mulheres de Pojuca. Esse é mais um compromisso da gestão com a garantia de direitos e qualidade de vida!”
Foto: Noel Tavares