A sala lotada marcou a homologação da chapa única, encabeçada por Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, para presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB. O edital publicado pela UPB, prevê a realização da eleição no dia 13 de março e como apenas uma chapa foi inscrita, não haverá a necessidade da realização do pleito. A comissão, então, anunciou a aclamação e posse da nova diretoria executiva e conselho fiscal da entidade para o dia 31 de março.
Em seu discurso, Wilson Cardoso apontou como principal desafio a aprovação da PEC 66 como forma de estabilização do percentual de 8% pago pelas prefeituras ao INSS. “As prefeituras já começaram a sofrer com o reajuste dessas obrigações de quatro em quatro anos. Os municípios não podem ser tratados como iniciativa privada. e por não conseguirem quitar as dívidas, tem município sofrendo com o bloqueio de repasse de recursos inviabilizando a administração pública e no próximo ano vai aumentar de 12% para 16%, até chegar a 20%” reclama.
A Diretoria Executiva da UPB é composta pelo presidente e seis diretores. Já o Conselho Fiscal conta com cinco membros e cinco suplentes.
Foto: Noel Tavares