Marcando o compromisso dos campi com a responsabilidade social, selo foi concedido pelas ações promovidas, nas unidades em 2024
A Estácio em Salvador e Feira de Santana, além do Idomed em Alagoinhas e o UniRuy Wyden conquistaram, mais uma vez, o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). As instituições foram agraciadas em dezembro pelas ações realizadas ao longo de 2024, um reconhecimento pelas iniciativas da instituição em benefício da sociedade, reforçando o compromisso contínuo com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Entre as ações que levaram a Estácio Salvador a receber o selo está a XII Semana da Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, realizada em parceria com o Instituto Yduqs em outubro. O evento gratuito abordou temas como economia circular, sustentabilidade, mudança climática e ESG (conjunto de boas práticas ambiental, social e de governança). A Estácio Salvador também participou do programa voluntário da Mobiliza, vinculado ao Instituto Yduqs. A reitora da unidade, Roberta Pinho, destaca que a conquista do selo é fruto do comprometimento dos professores, colabores e alunos durante as iniciativas sociais do campus em prol da comunidade onde está inserida. “A nossa unidade ser, mais uma vez, agraciada com o Selo é sempre importante porque contribui para a conscientização dos alunos sobre Sustentabilidade, suas dimensões e aplicações, considerando que nossa missão também compreende a formação de cidadãos”, avalia Vera Lúcia dos Santos, focal de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Estácio Salvador.
Já em Feira de Santana, entre as ações que levaram a receber o selo, uma palestra intitulada “Despertar Verde: preparando as novas gerações para o futuro climático”, que debateu as mudanças climáticas, a participação em uma campanha que coletou alimentos e roupas para serem enviadas às vítimas das enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul, no início do ano de 2024, decorrentes das mudanças climáticas. A instituição ainda foi exemplo participando de ações beneficentes com doações de alimentos, realização de mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos e ações importantes para a conscientização da sociedade, a exemplo da 2ª Caminhada em Combate à violência contra a Mulher, realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Feira de Santana.
O UniRuy Wyden realizou a Semana da Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental, em outubro do último ano, em parceria com o Instituto Yduqs, e contou com o tema “Mudanças Climáticas: Brasil no centro do mundo”. A 12ª edição do evento ressaltou a importância de despertar a consciência sobre as atividades que estão contribuindo para uma crise climática sem precedentes, além de discutir ações essenciais para reduzir seus efeitos e construir um futuro sustentável, harmônico e justo tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente.
Já o Idomed Alagoinhas demonstrou seu forte compromisso com a sustentabilidade ao promover a atividade Conectando Saberes, numa escola da rede pública da cidade de Alagoinhas, ampliando o alcance do trabalho desenvolvido sobre as Mudanças Climáticas para além do campus. A atividade promoveu uma troca significativa entre os estudantes de medicina e a comunidade escolar, despertando nos alunos da escola uma consciência crítica sobre o tema. “Ao unir o conhecimento acadêmico à prática social, conseguimos fortalecer o vínculo entre a universidade e a sociedade, incentivando a construção de uma responsabilidade ambiental coletiva”, declarou a diretora do Idomed Alagoinhas, Érica Elena Avdzejus. A instituição ainda promoveu outras iniciativas, como a Roda de Conversa: Reflexões sobre Mudanças Climáticas e Preservação Ambiental.
Assessoria Salvador: Frente & Verso Comunicação Integrada
Foto divulgação: Wellington Barreto