A luta por melhorias para o povo de Ilhéus rendeu ao ex-vereador da cidade, Augustão (PDT), um momento de fala no plenário da Câmara. A Sessão foi realizada na última quinta-feira (20) e o ex-parlamentar aproveitou o tempo disponível para chamar a atenção da Codeba, prefeitura local e da própria Câmara de Vereadores.
Na pauta, o atraso dos preparativos para o início da segunda etapa das obras de dragagem e de manutenção do Porto do Malhado (Porto de Ilhéus). “Estive no parlamento para chamar a atenção do poder público porque se a obra não for continuada, Ilhéus vai ficar no prejuízo”, frisou Augustão.
Ainda de acordo com Augustão, a obra está orçada em cerca de R$105 milhões, através do PAC e a responsabilidade da execução fica a cargo da prefeitura e da Codeba. Só na primeira etapa, estão sendo investidos cerca de R$25 milhões para drenagem, manutenção e outros serviços no Porto.
A maior parte dos recursos são oriundos do governo federal, através de uma visita feita por uma comitiva de Ilhéus ao Ministério de Portos e Aeroportos. O encontro ocorreu através de um esforço do deputado federal Jorge Solla (PT). Na oportunidade, três pautas foram discutidas.
1ª A dragagem do Porto e a construção de retroárea (área externa ao porto que abriga atividades logísticas, como armazéns, depósitos, pátios e escritórios e no caso de Ilhéus, vai proporcionar atracação de maior número de navios de grande porte ao mesmo tempo).
2ª A construção do Aeroporto Internacional de Ilhéus.
3ª A engorda da praia (processo que evita o avanço do mar na zona norte da cidade) e que atinge as praias de São Miguel e São domingos. Augustão lembrou que, “mesmo fora do parlamento está de olho e não vai deixar o povo ser enganado”, encerra.
Foto: redes sociais