A cidade de Ilhéus vive o momento da conclusão da primeira etapa das obras de manutenção do Porto do Malhado. Com previsão de encerramento dos serviços de dragagem de manutenção em caráter emergencial, as intervenções orçadas em torno de R$27 milhões devem ser concluídas no dia 5 de abril.
O projeto que consiste no início imediato da segunda fase de obras pode ser atrasado e causar prejuízos enormes para a população local. A nova etapa está orçada, através do PAC 2, em R$105 milhões com a finalidade de ampliação e manutenção do Porto de Ilhéus com o aprofundamento chegando a 14m.
Os recursos para investimentos na obra do Porto de Ilhéus são oriundos da visita de uma comitiva de Ilhéus a Brasília e naquela oportunidade, quem fez parte das negociações foi o então vereador Augustão do PT, hoje, no PDT.
De acordo com ele, a obra é tão importante que, além de beneficiar o Porto, a geração de emprego e renda para o município, a atracação de embarcações de grande porte (tanto de passageiros, como de carga), beneficia também moradores de dos bairros São Miguel e São Domingos. O material retirado do Porto será utilizado para a engorda das praias desses locais, uma forma de conter a invasão do mar.
Foto: Noel Tavares