Com o andamento dentro do previsto, a obra de revitalização do Centro Histórico de Camaçari não para. Executada pela prefeitura, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), nesta quarta-feira (2) cerca de 50 homens trabalham em três pontos: na Rua Santa Bernadete, Avenida Getúlio Vargas e na Praça Desembargador Montenegro.
Para não interromper completamente o fluxo dos veículos, a obra foi dividida em duas etapas. Na Rua Santa Bernadete o serviço está na parte de terraplanagem, para em seguida começar a pavimentação com intertravado, na parte de rolagem de veículo. Desta forma, no local já foi feita a drenagem e a rede de esgoto e o próximo passo será a execução dos passeios.
Já na Avenida Getúlio Vargas os trabalhos seguem na rede de esgoto e assentamento de meio-fio. A previsão é que no final de semana seja iniciada a pavimentação de intertravado na parte da rodagem, além do serviço de coleta das águas de telhado, que canaliza a água da chuva para a rede de esgoto e não mais para passeios, como acontece atualmente.
Esse serviço de coleta das águas não estava previsto inicialmente no projeto, mas foi incorporado para evitar transtornos para a população e comerciantes. Os passeios serão mais largos, com o dobro do tamanho, saindo de um metro e meio para três metros de largura, garantindo mais conforto e segurança para que circula no Centro.
Na Praça Desembargador Montenegro está sendo instalado o piso intertravado, iluminação, paisagismo e equipamentos, como bancos e lixeiras. O equipamento deverá ser entregue na próxima semana.
As obras do Centro Histórico de Camaçari foram iniciadas no dia 13 de março e esta primeira etapa está prevista para acabar no final do mês. No total, o trabalho é dividido em seis etapas e deve seguir até dezembro. As intervenções são realizadas pelo governo municipal, por meio do convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
Foto: Patrick Abreu
Dir. de Com. PMC