Prefeitas e prefeitos baianos são mobilizados para Marcha a Brasília

Faltando apenas 30 dias para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, marcada para ocorrer entre os dias 19 e 22 de maio, a União dos Municípios da Bahia (UPB) reforça o chamado aos prefeitos e prefeitas baianos para participarem da maior mobilização municipalista do país. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a pauta dos municípios no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal. O presidente da UPB, Wilson Cardoso, em parceria com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ressalta a importância da presença de todos os gestores e aposta em uma comitiva recorde para representar a Bahia na capital federal.

O presidente da UPB, Wilson Cardoso, reforçou a expectativa de uma participação histórica da Bahia.  “Nós queremos chegar com mais de 400 prefeitos e prefeitas. Essa Marcha é de uma importância muito grande, e quero aproveitar para agradecer todo o apoio que a CNM tem dado à UPB. Vamos chegar juntos com um objetivo maior, que é a aprovação da PEC 66 e o avanço das pautas municipalistas”, ressaltou Cardoso.

Durante os quatro dias de evento, prefeitos de todo o país irão discutir os principais desafios da gestão local, como o comprometimento de 40% do orçamento com saúde e educação. Esse cenário, segundo a CNM, aliado à responsabilidade de garantir a execução de programas federais, tem tornado a gestão local mais difícil, afetando a previdência e ampliando os custos da máquina pública.

Entre as pautas prioritárias, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a PEC 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal, o direito das entidades municipalistas de proporem ações diretas de inconstitucionalidade (ADI e ADC), além da atualização dos repasses federais. De acordo com Ziulkoski para garantir avanços, será necessária forte articulação com o Congresso, incluindo o bloqueio de propostas que impactem negativamente os orçamentos locais.

Com expectativa de reunir mais de 11 mil participantes, a Marcha reforça seu papel como o maior espaço de mobilização em defesa dos municípios brasileiros.

Ascom: UPB

Foto: divulgação/UPB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *