Itagi discute fortalecimento da economia através do cultivo do Cacau

O fortalecimento da cadeia produtiva do Cacau no sudoeste baiano foi o tema principal durante o 1º Seminário da Cacauicultura, realizado pela prefeitura de Itagia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município. Durante o evento, as discussões giraram em torno dos desafios e oportunidades gerados pelo cultivo do Cacau. A sustentabilidade, inovação tecnológica e geração de renda fizeram parte do contexto, pois a cultura do Cacau tem mercado e significa fortalecimento da economia regional.

O momento foi histórico com o incentivo a produção cacaueira com oportunidade para participação de agricultores, representantes de associações, técnicos e até produtores de outras culturas porque no entendimento do prefeito de Itagi, é possível reintroduzir o cultivo do Cacau na região, sem detrimento de outras atividades produtivas como a criação de animais, plantio de hortaliças, frutas e verduras.

De acordo com o prefeito de Itagi, a idéia é tornar o município referência nessa cultura e assim impulsionar a renda das famílias e da região através da promoção de frentes de trabalho. “Nossa cidade tem terra boa e gente disposta a trabalhar nela e se depender de mim, Itagi vai ser o novo point do Cacau na Bahia”, afirmou Saulo Islan.

E para interagir com os participantes do seminário, as palestras foram proveitosas e realizadas por representantes de segmentos conceituados como: Embrapa; Ceplac/Cepec; Consulmat e Sebrae. As orientações ficaram a cargo de especialista em doenças das plantas, pesquisadores, engenheiros agrônomos e consultores.

Além do prefeito, Saulo Islan, o  evento também contou com a presença de outras autoridades: o vice-prefeito de Itagi, Alex Viana; presidente da Câmara de Vereadores, Esmael Aguiar; Rita Rodrigues, representando o Território de Identidade do Médio Rio de Contas; secretários; diretores municipais; lideranças e representantes de associações.

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *