Alagoinhas promove ação pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

“Eu venho aqui porque recebo respeito. É isso que eu quero. O que todo mundo deve fazer, como ser humano, é dar a mão ao próximo”.

Esse depoimento sensível é de S. B. J., 40 anos, que vive em situação de rua em Alagoinhas há três meses e, nesse período, tem recebido cuidados e acolhimento do Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua – Centro POP –, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Alagoinhas – Sedes.

S. B. J. é um dos assistidos que participam de uma programação especial promovida pelo Centro POP, em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. A ação conta com a oferta de serviços de saúde, como aplicação de vacinas, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), verificação de sinais vitais e exame preventivo ginecológico. Também foram oferecidos cortes de cabelo e barba, além de café da manhã e almoço preparados especialmente para a data.

“A ação desenvolvida no Centro Pop demonstra o olhar da gestão Gustavo Carmo, humanizado, voltado para o acolhimento, o amparo, o apoio e o fortalecimento da convivência social das pessoas em situação de vulnerabilidade. Este é o trabalho que as nossas equipes da Sedes realizam cotidianamente”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, João Rabelo.
Segundo Rosana Cabral, coordenadora do Centro POP, a ação desta terça busca não apenas oferecer cuidados, mas fortalecer a autoestima e reforçar a importância da inclusão social, lembrando que dignidade e respeito são direitos de todos.

Um dos pontos altos da programação foi a exposição fotográfica com retratos dos próprios assistidos, que puderam se ver como protagonistas das imagens. Para a produção, foi montado anteriormente um estúdio dentro do Centro, onde as fotos dos personagens de destaque do dia foram registradas.

Rosana explica que a ideia nasceu da necessidade de mostrar a essas pessoas o valor e a dignidade que possuem. “A motivação da exposição foi frisar a ideia de que eles são pessoas visíveis perante a sociedade, para quem, na maioria das vezes, são invisíveis. Queremos que eles se vejam”.

Abordagem social
Também nesta terça-feira, a Sedes retoma o serviço especializado em abordagem social. A partir das 18h30, a equipe de profissionais da secretaria – assistente social, psicólogo e orientador social – estará nos principais pontos da cidade onde é possível identificar pessoas em situação de vulnerabilidade, para fazer o acolhimento inicial e os encaminhamentos necessários para a rede atendimento.

“A Secretaria de Saúde é a nossa parceira nesta iniciativa. Inclusive, o nosso Centro POP está localizado em um ponto estratégico para poder atender e acolher essa população da melhor forma. Temos um posto de saúde ao lado, Defensoria Pública, CREAS e hospital próximos, justamente para que a gente possa tentar acolher essas pessoas da melhor forma e dar os devidos encaminhamentos”, explica Leidy Rocha, diretora de Proteção Social.

Ações cotidianas
O Centro POP de Alagoinhas atende, diariamente, cerca de 35 pessoas em situação de rua. Após a acolhida inicial e a escuta profissional, conduzida por psicólogos e assistentes sociais, são identificadas as demandas individuais e o encaminhamento necessário.

No local, os usuários têm acesso a serviços de saúde, regularização de documentação civil, banho, lavagem de roupa, guarda de pertences e três refeições diárias. O atendimento é feito tanto para os cadastrados quanto para aqueles que chegam espontaneamente, já que o serviço funciona em regime de “porta aberta”.

Além disso, a equipe do Centro realiza abordagem social em diversos pontos da cidade, ouvindo as demandas da população em situação de rua, apresentando os serviços oferecidos e convidando-os a conhecer o espaço.

Secom: PMA

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *