Desde as primeiras horas desta terça (19), que os moradores de Pojuca, localizada a cerca de 80 Km de Salvador, contam com a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal. 22 novos agentes entraram em cena e já estão nas ruas como forma da promoção de ações de prevenção à violência.
A cerimônia de formatura da turma de 2020, aconteceu nesta segunda (18), e contou coma presença de autoridades, familiares dos Guardas e a população da cidade. Em discurso, o prefeito Luizinho Trinchão (PSD), deixou claro não ser contra quando o tema é armamento da GCM; “Estamos no caminho certo para armar a Guarda, mas tem que ser pensado e com responsabilidade”, reflete o prefeito.
Para uma Guarda Municipal ser armada a instituição precisa obedecer alguns critérios e ainda durante o discurso, Trinchão disse que essas etapas estão sendo vencidas. Mas a conscientização dos agentes sobre os riscos do porte de arma de fogo também é um processo fundamental.
A Guarda Civil de Pojuca conta com Corregedoria e Plano de Cargos, mas ainda falta a obtenção do CNPJ e da criação de um Centro de Formação, por exemplo. O prefeito frisou ainda que a população vai ter oportunidade para escolher sobre armamento da instituição. “Faremos uma escuta pública e nós vamos ouvir a nossa população e temos certeza que vai dá tudo certo. Nós temos certeza que nós vamos armar a nossa Guarda”, encerrou Luizinho Trinchão.
Foto: divulgação