Corrida da Cerveja anima o último dia do festival em Alagoinhas

O terceiro e último dia do Bahia Beer: Festival da Cerveja de Alagoinhas começou neste domingo, 9, com muita animação, reunindo, na Praça Mário Laert, os 1.000 inscritos na Corrida da Cerveja. A participação do público resultou em média em duas toneladas de alimentos não perecíveis, doadas pelos inscritos como requisito para a efetivação no evento. A receptividade dos atletas contou com o show da goiana Tayná Agazzi, que animou o público com muito arrocha e sertanejo.

O percurso de cinco quilômetros aconteceu de forma tranquila, com os corredores saindo das imediações do Carneirão em direção à Igreja Inacabada de Alagoinhas Velha, passando por bairros e avenidas da cidade, com retorno ao ponto de partida.

“Fizemos o percurso e foi minha primeira corrida. A gente tem uma rotina muito cansativa, então quando apareceu esse evento, nos motivou a praticar atividade física, trazendo algo de benefício para a saúde. Essa corrida foi importante porque acabou promovendo essa empolgação em participar. A Prefeitura está de parabéns pela programação do Bahia Beer, porque se mostrou um evento muito bom e completo”, avaliou Nataliane Oliveira, que estava acompanhada do companheiro, Blene Barbosa, que atuou tanto como atleta quanto como incentivador.

“Sou corredor, mas ela ainda não tinha participado de uma corrida. Eu a trouxe para conhecer, porque sempre demonstrou algumas barreiras em relação a esse esporte. Por ter sido um evento mais recreativo, sem competitividade, isso facilitou o acesso e a empolgou para fazer o percurso. Quero registrar meus agradecimentos aos organizadores da festa. Essa corrida marcará nossa história, porque foi a nossa primeira vez correndo juntos. Esperamos que, no próximo ano, tenha outra corrida, porque estaremos aqui mais uma vez participando”, disse Blene.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo, lembrou que a festa continuaria ainda na parte da tarde e noite deste domingo. “Para além da Corrida da Cerveja, que já é uma tradição do nosso evento, o Bahia Beer ainda segue na parte da tarde, com a Praça Mário Laert sendo um polo gastronômico e cervejeiro. À noite acontecerá a final do concurso Brazilian Beer Awards (BBA), que é o maior concurso de cerveja artesanal da América Latina, com amostras de cervejas de 43 países, vindas de mais de 200 cervejarias do mundo. Isso coloca Alagoinhas, durante esses dias de evento, no centro das atenções do campo produtivo de cerveja do planeta. A gestão do prefeito Gustavo Carmo intensificou neste ano todos os debates sobre o que podemos prospectar para o nosso futuro, quando o assunto é a nossa produtividade, a nossa água e o potencial de desenvolvimento tanto do nosso município quanto do Estado da Bahia”, enfatizou Paolilo.

Reconhecimento

O prefeito Gustavo Carmo, que acompanhou a concentração e conversou com os atletas, fez um balanço do Bahia Beer 2025. “Esse é o nosso terceiro ano de Bahia Beer, que podemos chamar, sim, de Festival Internacional da Cerveja, porque batemos recorde de participação com pessoas de 43 países em nossa cidade. Hoje temos o segundo maior concurso de cervejas do planeta em número de países participantes. Além disso, quase 1.500 amostras foram analisadas nesses dias de evento. Tivemos também o concurso Cerveja no Prato, que é nosso evento de gastronomia, com participações importantes, como a do jurado do MasterChef, Érick Jacquin, que acompanhou nosso evento todos esses dias, trabalhando e curtindo”, analisou Gustavo, que ainda destacou como o Bahia Beerse reprogramou para abranger um formato acolhedor, sendo ao mesmo tempo um local tranquilo para as famílias, com segurança, cuidado e fomento da economia.

“Esse projeto, que começou há três anos e foi idealizado pelo ex-prefeito Joaquim Neto, vem amadurecendo ao longo do tempo e segue na direção do que foi apresentado aqui: shows em formato de festival, gastronomia, concursos acontecendo paralelamente e a cidade toda envolvida nessa festa. Quero agradecer ao povo de Alagoinhas por essa oportunidade de estar prefeito e poder realizar um grande evento como esse. As pessoas vieram, curtiram, brincaram, tudo com ordem e educação. Não tivemos nenhuma ocorrência, nem briga. Essa compreensão sobre a grandiosidade do Bahia Beer, assim como a adesão da nossa população e dos turistas que aqui estiveram, nos deixou muito felizes”, concluiu.

Secom: PMA

Foto: Noel Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *