O anuncio da criação de um fórum permanente para reunir e discutir com toda a cadeia produtiva do cacau, é uma das formas encontradas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral-Sintrasul, com o objetivo de encontrar a solução para estancar a nova crise do cacau anunciada no sul do estado.
“Nós, estamos preocupados com o futuro dos trabalhadores e com o que pode acontecer com a própria indústria do cacau. Não vamos parar porque lutamos pelo fortalecimento da economia do sul e do extremo sul do estado”, disse Augustão, presidente do Sintrasul.
Toda essa preocupação recai por causa de um protesto realizado na última quarta (28), no Porto de Ilhéus. Na oportunidade, os manifestantes protestaram contra a importação do cacau, porém essa atividade é fundamental para garantir a manutenção dos postos de trabalho e o pleno funcionamento das unidades. Produtores rurais, líderes de outros sindicatos e trabalhadores da indústria também ficaram preocupados com a realização do protesto.
O tema chamou tanto a atenção que uma comitiva do governo do estado, composta pelo próprio governador Jerônimo Rodrigues, prefeitos, lideranças e representantes do governo federal, incluído o ministro Rui Costa, esteve em Gandu onde discutiu os impactos da queda no preço do cacau e na oportunidade, foram feitos alguns encaminhamentos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva e ao desenvolvimento regional.
Foto: Redes Sociais
