No mesmo momento em que o mundo sofre com as complicações da Covid-19, tem gente dando um salto na vida e vencendo o desemprego ao se reinventar durante a pandemia, através do empreendedorismo. Os dados oficiais apontam que em 2020, cerca de 2,6 milhões de pessoas se transformaram em Microempreendedores Individuais – MEI, no Brasil. De acordo com dados da Receita Federal, um levantamento feito pelo Sebrae apontou que não se tem registro de números maiores nos últimos cinco anos no país. O Brasil já contabiliza mais de 11,2 milhões de MEI ativos.
Os dados do mês de janeiro de 2021, indicam que na Bahia, são mais de 6 mil MEI ativos. As atividades varejistas através de artigos de vestuário, cabeleireiro, produtos alimentícios ( mini mercado, mercearias e armarinho). Mas uma outra conta deve ser feita; é grande o número de pessoas que vendem doces, salgados, mingau, marmita e até picolé. Essas são algumas das formas de sustento de várias famílias e que se torna difícil contabilizar.
No bairro Uruguai, em Salvador, o casal Danilo Barros e Viviane Ferreira se destaca, na rua Elias Kalile, através do Armarinho Jerusalém. No espaço de pouco mais de 3m² são encontrados produtos diversos: artigo para decoração como arranjo de flores; material escolar e perfumaria. Porém, nas prateleiras, o cliente também pode encontrar aviamentos (linha, agulha etc), fone para ouvido e carregador para celular dentre outros produtos como bomboniere.
De acordo com a empreendedora, a localização, o atendimento e os preços impulsionam os negócios atraindo o cliente e assim as vendas tem aumentado, principalmente nesse período crítico em que o Brasil está passando. “Todos dias, com a ajuda de Deus, conseguimos fazer bons negócios porque aqui o cliente também encontra flores que eu mesma faço. Aqui também temos hidratante, desodorante e outros produtos da Avon, afirma Viviane Ferreira”. A empresária acrescenta que em datas especiais, como o Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, ela também produz diversos presentes e vende com preços especiais e pagamento facilitado.
Foto: Noel Tavares