A senadora Simone Tebet participou na manhã de hoje, domingo (10/7), do 43º Tanabata Matsuri, que marcou a retomada da tradicional festa da colônia japonesa, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O evento havia sido interrompido nos últimos dois anos em função da pandemia. “Estou aqui para agradecer à colônia japonesa por tudo que fez, e faz, pelo Brasil”, disse a parlamentar. “Este é um país tão belo e rico graças à nossa diversidade, a essa mistura de raças”, acrescentou, observando que também é neta de imigrantes, no caso, libaneses.
A pré-candidata ao Planalto pelo centro democrático (MDB, PSDB e Cidadania) ressaltou que, mais do que nunca, o país necessita incorporar características que marcam a cultura nipônica. “O Brasil nunca precisou tanto da paz que a colônia japonesa representa”, destacou. “Precisamos da pacificação para voltar a crescer e a gerar renda e emprego para a nossa população. Por isso, digo obrigada à colônia japonesa pela culinária, pela cultura, pela tradição e por nos ajudar a construir o Brasil. Com coragem e amor vamos reconstruir este país.”
Simone Tebet foi recebida no evento pelo presidente da Associação Cultural Assistencial da Liberdade, Tetuya Fujimoto. Ela lembrou que o Mato Grosso do Sul também conta com uma grande colônia japonesa, e, quando prefeita de Três Lagoas (MS), sua cidade natal, onde foi eleita e reeleita, sempre apoio as manifestações culturais e tradicionais.
No evento, os participantes penduram fitas de papel com pedidos, o Tanzaku, cujas cores representam seus desejos: amarelo para dinheiro, azul para proteção e saúde, branco para paz, rosa para o amor, vermelho de gratidão e o verde para esperança. A senadora sul-mato-grossense optou pela tira verde, da esperança, na qual escreveu sua mensagem.
Na Liberdade, vestindo um traje típico japonês de cor vermelha, a parlamentar foi muito assediada pela população com pedidos de selfies, abraços e muito carinho. Em uma das barracas da festa, Simone foi abordada pelo casal Ailton da Silva e Maísa e recebeu elogios por sua atuação como parlamentar: “Apoiamos a senhora na CPI da COVID, senadora. Muito importante seu trabalho pela vacina”, disseram. A pré-candidata agradeceu e afirmou que “vacina no braço é muito importante” e que continuará abordando o tema.
Silvina dos Santos disse que, na sua família, é total o apoio à senadora emedebista. “Na minha casa, você é nossa esperança”, afirmou. “Minha filha, Gabriela, mora na sua terra, Três Lagoas. Vamos juntas, mulher vota em mulher”, acrescentou Silvina. A senadora abraçou a eleitora e pontuou: “Que alegria receber seu apoio, Silvina. Mande um abraço para a Gabriela que está lá na minha terrinha. Vamos juntas devolver alegria ao nosso país”
Na festa da colônia japonesa, Simone Tebet encontrou o médico e ex-deputado federal Eduardo Jorge (PV), Zilmara Gabriel, presidente do MDB Mulher de São Bernardo do Campo, no ABC paulista e o vereador George Hato (MDB).
Foto: Ascom/Pré-campanha senadora Simone Tebet