Com o objetivo de capacitar os apoiadores dos Distritos Sede e Costa, assim como as suas gerências distritais, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, por meio da Coordenação de Gestão de Educação, Trabalho e Humanização em Saúde (COGETHS) da Diretoria de Planejamento, iniciou o Plano de Desenvolvimento de Lideranças da pasta. O primeiro encontro aconteceu no auditório da Secretaria da Mulher (Semu) no último dia 7 de julho.
Para Neide Filha, gestora de políticas públicas da COGETHS, “motivar sua equipe de trabalho, transmitir segurança no ambiente profissional e ter capacidade analítica estão entre as principais atribuições de um gestor em saúde. Para construir um sistema de saúde pública universal e que atenda integralmente as necessidades de saúde, os gestores devem possuir competências que vão além das habilidades técnicas. A partir dessa necessidade nasceu o Plano de Desenvolvimento de Lideranças”.
A iniciativa tem o objetivo de identificar e apresentar ferramentas utilizadas na rotina de gestão em saúde, facilitando a sua aplicação de forma mais eficaz e eficiente. No Plano de Desenvolvimento de Lideranças o servidor participa de um processo formativo a partir da metodologia ativa, visando a garantia de que os trabalhadores sejam protagonistas na construção de seu conhecimento.
Durante os próximos treinamentos serão discutidos os principais conceitos necessários para a formação de um líder, como: gestão de pessoas, gestão de conflitos, comunicação não violenta, inteligência emocional, dentre outros aspectos que possam auxiliar as lideranças na qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS) e na melhoria dos processos de trabalho.
Foto: Arquivo/PMC