A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (1º/8), o acolhimento e direcionamento dos novos cuidadores selecionados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para atuar nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Bastante requisitados pela população, sobretudo após o aumento exponencial no número de matrículas em 2022, os 50 profissionais contratados em caráter de urgência, começarão a atuar nas unidades de ensino a partir desta terça (2/8). Antes da chegada às salas de aula, passam por uma formação para orientações de natureza administrativa e pedagógica, no Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie).
A secretária da Educação, Neurilene Martins, deu as boas-vindas aos 32 cuidadores que participaram da formação nesta segunda, destacando a importância deles para a efetivação da educação inclusiva na rede pública municipal. “Temos a honra de sermos a gestão que criou a função do cuidador em Camaçari e que está trazendo vocês para as nossas escolas, para acolher e apoiar os nossos estudantes em seus processos de desenvolvimento. O trabalho de vocês é muito importante, pois quando um aluno é envolvido e tem os seus direitos garantidos, toda a família se sente fortalecida. Que bom que vocês chegaram. Este é um dia de muita felicidade”, descreveu a titular da pasta.
Durante a formação, os novos cuidadores contaram com palestras e reflexões sobre as responsabilidades e características do cargo, com aprofundamento na perspectiva do acolhimento e da solidariedade. Os profissionais também desfrutaram de momentos de troca de experiências e relatos que promoveram aprendizado mútuo.
O vereador Gilvan Souza, que milita em prol de políticas públicas para pessoas com deficiência, também deixou seu depoimento, falando não apenas como político, mas enquanto pai de um jovem autista. “Esse é um momento ímpar em nossa cidade, em que a educação do município se consolida como referência positiva. Quero parabenizar a Seduc e reconhecer publicamente a importância de cada um de vocês”.
Os cuidadores aprovaram as atividades propostas durante a formação, bem como demonstraram boas expectativas diante da responsabilidade que a função apresenta. Edelzete Santos, 39 anos, já atuou como cuidadora, tanto na rede pública quanto na rede privada, e afirma que esse é um trabalho que transforma. “Estou muito animada para dar continuidade a uma missão que envolve afeto e que exige um olhar diferenciado. Não seremos mais os mesmos depois desse trabalho”, pontuou. Rayza Cerqueira, 24 anos, se sente grata com a oportunidade. “É muito bom saber que a educação em Camaçari está avançado e nós estamos fazendo parte disso. Me sinto grata e estou ansiosa para acolher e cuidar dos nossos estudantes”, completou.
Mais 18 cuidadores passarão pela formação no decorrer desta semana, ocasião em que, além de receber as orientações da Diretoria Pedagógica e da Coordenação de Recursos Humanos, também serão direcionados às escolas conforme avaliação do perfil do cuidador e das necessidades específicas das unidades de ensino – assim como ocorreu com os 32 que participaram da formação nesta segunda. A Seduc segue comprometida em atender as demandas da população através de iniciativas inovadoras e ajustadas às necessidades reais dos estudantes.
Foto: Jean Victor/PMC