Considerado referência no serviço da Escuta Especializada, Camaçari recebeu nesta terça-feira (2/8), a visita de representantes do Comitê da Escuta Protegida de Salvador, onde o serviço está sendo implantado. A finalidade da iniciativa foi conhecer a dinâmica e o fluxo da atividade desenvolvida do município.
A visita foi acompanhada por integrantes da rede de proteção do município, a exemplo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), técnicos da escuta e do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).
A titular da Sedes, Reni Oliveira, também estava presente no encontro. “O serviço da escuta é um compromisso na proteção da criança e do adolescente do nosso município e fazer parte dessa gestão é entender o comprometimento com esse segmento. O fato de sermos considerados referência, indica que estamos no caminho certo”, ressaltou.
Técnica do setor de Inclusão e Transversalidade, da Secretaria da Educação da capital baiana, Telma Schmitt, afirmou que a visita foi de grande valia e reforçou que o conhecimento adquirido será aplicado em Salvador. “Era um desejo muito grande que a gente tinha, porque Camaçari tem sido modelo para gente lá fora. Então, viemos conhecer, aprender e poder aplicar no nosso município”.
Integrante do GTC, Joseni Lopes pontuou que o município tem feito a intermediação junto aos municípios da região, para que se tenha o entendimento de que é necessária a implantação da Lei 13.431/2017, que é a Lei da Escuta Protegida. “Essa lei traz um fluxo, e esse fluxo é o que leva à penalização do abusador. Então receber Salvador e ajudar na implantação do serviço, para gente é muito significativo e prazeroso”, falou.
A subsecretária da Secretaria de Governo (Segov), Ilay Ellery, falou sobre a importância do reconhecimento. “Nesse momento, a gente se sente extremamente feliz com esse reconhecimento, de que a nossa capital, que é nossa parceira e vista como farol em diversos aspectos, hoje já considera também o nosso trabalho como referência. Isso nos orgulha enquanto gestão, orgulha nossa equipe, pois isso é mérito nosso, dos nossos técnicos, da rede de proteção e também do prefeito, que sempre foi sensível a esta causa”, finalizou.
Foto: Adeilson Pacheco/PMC